Notícias | 27 de junho de 2019 | Fonte: CQCS

DPVAT: pedestre é a principal vítima de acidentes com ônibus

Um levantamento realizado pela Seguradora Líder indica que os acidentes com transportes coletivos (ônibus, micro-ônibus e lotações) foram responsáveis por 5.748 indenizações do Seguro DPVAT em 2018. Desse total, a metade dos pagamentos foi feita para pedestres ou seus beneficiários (2.871 registros).

De acordo com o Relatório Anual de 2018 da Seguradora Líder, os adultos entre 45 e 64 anos foram os mais atingidos nas ocorrências com esse tipo de veículo.

Outro dado relevante foi que, no caso específico das indenizações feitas pelo Seguro DPVAT para vítimas de acidentes no transporte coletivo, de cada cinco pagamentos, um foi realizado em São Paulo, que lidera, com folgas, o ranking dos estados com maior índice de indenizações em acidentes envolvendo ônibus, micro-ônibus e lotações (1.151 registros), seguido por Minas Gerais (838) e Rio de Janeiro (801).

A Seguradora Líder apurou ainda que, do total de vítimas, 1.179 foram indenizadas por morte e 50% sofreram com sequelas definitivas (invalidez permanente).

Os passageiros receberam 2.620 indenizações, sendo 1.342 por invalidez permanente, 993 por reembolso de despesas médicas e 285 por morte. Os motoristas são os menos atingidos: foram 254 indenizações, sendo 65 por morte e 120 por invalidez permanente.

Em entrevista para o portal da Seguradora líder, o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, afirmou que, pelo porte do veículo, os motoristas precisam estar atentos às pessoas que circulam a pé nas vias e preservar a vida dos passageiros. “É necessário estimular os condutores de ônibus, que é um veículo pesado, a cuidar dos veículos menores e, naturalmente, dos pedestres também”, assinalou o especialista.


Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN