Notícias | 14 de janeiro de 2020 | Fonte: CQCS

DPVAT pagou quase mil indenizações a cada dia, em 2019

Em 2019, o seguro DPVAT pagou 353 mil indenizações, o que representa uma média diária de 967,1 desembolsos, nas três coberturas: morte, invalidez permanente e reembolsos de despesas médicas (DAMS). Segundo a Seguradora Líder, esse volume é 8% maior que o apurado em 2018.

Outro ponto positivo foi a agilidade no pagamento dessas indenizações. O prazo médio ficou abaixo de 20 dias, o que, de acordo com a Seguradora Líder, reforça “a eficiência na análise e liberação dos pagamentos de benefícios”.

Na cobertura de morte, foram pagas aos familiares das vítimas de acidente de trânsito 40.721 indenizações, com crescimento de 6% em comparação ao ano anterior.

Já os reembolsos de despesas médicas aumentaram 25%, atingindo mais de 77 mil pagamentos.

Mas, a maioria das indenizações continuou sendo para os casos de invalidez permanente, que geraram 67% dos registros, com 235.456 casos.

A Seguradora Líder informa ainda que os homens seguem concentrando o maior número de pagamentos do Seguro DPVAT, com 75% do total.

A faixa etária mais atingida no período foi a economicamente ativa, de 18 a 34 anos, com 46% das indenizações do período, sendo mais de 163 mil pagamentos.

Os motoristas receberam 57% do total de pagamentos, sendo que 89% eram motociclistas. Os pedestres foram as vítimas indenizadas em mais de 106 mil pedidos do Seguro DPVAT.

As motocicletas, assim como nos anos anteriores, seguem como destaque nas indenizações pagas pelo Seguro DPVAT. Segundo os dados, esses veículos foram responsáveis por 77% dos sinistros pagos em 2019. Deste total, 71% das vítimas (194.264) ficaram com algum tipo de sequela permanente.

Em relação aos dados regionais, o Nordeste obteve o maior volume de indenizações pagas, sendo mais de 113 mil casos. O Sudeste é a região que aparece em seguida, representando mais de 102 mil indenizações.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN