Notícias | 10 de maio de 2018 | Fonte: CQCS

DPVAT paga uma indenização a cada 90 segundo

Os dados são assustadores. Segundo Boletim Estatístico divulgado pela Seguradora Líder, de janeiro a abril deste ano, o seguro DPVATpagou 116.085 indenizações a vítimas de acidentes no trânsito ou aos seus beneficiários. Embora tenha havia queda de 8% em comparação aos números apurados no primeiro quadrimestre de 2017, a média continua elevadíssima, chegando a 967 pagamentos feitos por dia, o que representa 40 registros a cada hora ou ainda uma indenização a cada 90 segundos.

O número de pessoas que ficam inválidas em decorrência de acidentes no trânsito também preocupa. De acordo com a Seguradora Líder, até abril foram 82.771 indenizações pagas. Contudo, em comparação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 13%.

Já as indenizações pagas aos beneficiários de pessoas mortas nesses acidentes somaram 12.439 registros no primeiro quadrimestre, com redução de 1% em relação aos quatro primeiros meses de 2017.

Além disso, foram feitas, até abril, 20.875 restituições de despesas médicas e hospitalares, 11% a mais do que no primeiro quadrimestre do ano passado.

A Seguradora Líder informou ainda que foi mantida tendência verificada nos meses anteriores no que se refere ao perfil das vítimas: a maior incidência de indenizações pagas foi para pessoas do sexo masculino e a faixa etária mais atingida no período foi a de 18 a 34 anos, idade considerada economicamente ativa, representando 48% do total, que correspondente a cerca de 55,4 mil indenizações.

Outro ponto importante foi o volume de acidentes envolvendo motocicletas, que concentraram 76% das indenizações pagas, apesar desse tipo de veículo representar apenas 27% da frota nacional.

Na região Nordeste, onde há a maior frota de motocicletas do país, houve predominância das indenizações pagas a esse tipo de veículo: foram 26.086 por morte e invalidez permanente somente no período analisado.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN