Notícias | 18 de dezembro de 2017 | Fonte: Escola Nacional de Seguros

Diretoria de Ensino Superior planeja 2018 com foco nas demandas do mercado

Área chega ao fim do ano com a sensação de dever cumprido e já traça metas para 2018

MBA EaD, início do Tecnólogo em Gestão de Seguros e avaliações positivas do MEC. Essas foram apenas algumas das importantes conquistas da Diretoria de Ensino Superior da Escointerna2la Nacional de Seguros em 2017, um ano marcado por novidades e reconhecimento.

A área chega ao fim do ano com a sensação de dever cumprido e já traça metas para 2018. Em entrevista ao Acontece, o diretor Mario Pinto falou sobre novos produtos, aproximação com diversos públicos e projetos para o próximo exercício.

Quais foram os principais resultados da Diretoria de Ensino Superior em 2017?
Nossa principal conquista deste ano foi o lançamento do MBA Gestão de Seguros e Resseguro na modalidade de Ensino a Distância (EaD), o primeiro do Brasil com essas características. Em 2017, finalizamos a grade de disciplinas, recebemos a visita de avaliação do MEC e, por fim, recebemos a autorização com nota máxima e começamos a oferecer o curso.

A receptividade do mercado foi tão positiva que, poucos meses após o lançamento, atingimos o limite máximo de inscrições para a primeira turma, que terá início em março de 2018. Isso comprova que acertamos em cheio ao ofertar esse MBA a distância, que chegou para atender àquelas pessoas que não têm acesso às unidades físicas da Escola.

Outro destaque de 2017 foi o excelente desempenho do ensino superior em avaliações do MEC. O Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado há cerca de 15 dias, atribuiu à Escola a nota 4, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), em escala que vai até 5. Esse resultado ratifica a ótima performance que tivemos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), também aplicado pelo MEC, que concedeu ao Bacharelado em Administração com Linha de Formação em Seguros e Previdência a nota máxima, 5, no Rio de Janeiro, e 4, em São Paulo.

Além do MBA EaD, foram lançados outros produtos de nível superior com foco na especialização em seguros. Fale um pouco sobre essas novidades.
Em fevereiro, iniciamos, no Rio de Janeiro, as aulas da primeira turma de um novo curso de graduação, o Tecnólogo em Gestão de Seguros, que foi cuidadosamente desenvolvido para atender às necessidades dos profissionais do setor, que passaram a ter mais uma opção de curso de nível superior, só que com menor duração, de dois anos.

Além disso, começamos a estruturar cursos de pós-graduação em nível de extensão com focos específicos, pois observarmos uma demanda reprimida por formação mais encorpada em diversas áreas de negócio relacionadas ao seguro. Esse trabalho rendeu a criação de cinco cursos, com enfoque em Compliance, Riscos Ambientais, Gestão, Logística e área Comercial.

Ao longo do ano, uma das prioridades da Diretoria foi promover aproximação com diversos segmentos do setor e também com escolas de ensino médio. Qual foi o resultado desse trabalho?
Sempre buscamos aprimorar nossos produtos para atender à demanda do público de maneira cada vez mais assertiva. Isso só é possível por meio da interação direta com os agentes do mercado, precisamos ouvir diretamente deles quais são as reais necessidades de treinamento.

Acredito que cumprimos bem essa missão em 2017, pois visitamos mais de 50 empresas e assinamos 10 convênios. Em decorrência do que observamos nesses encontros, desenvolvemos ações bem pontuais, como a disponibilização de alguns cursos na parte da manhã e aos sábados. Também implementamos um novo formato de vestibular para o Bacharelado no Rio de Janeiro, com prova única.

Com o público externo, que teoricamente não conhece o mercado de seguros, iniciamos um trabalho de visitação a escolas do ensino médio no Rio de Janeiro. Estivemos em 58 colégios, com palestras e ações promocionais, e impactamos mais de mil alunos.

E para o próximo ano, quais são as projeções da área?
Na modalidade presencial, na área de pós-graduação nossa ideia é desenvolver novos formatos de cursos, no modelo HUB. Já no tocante à graduação, pretendemos conseguir aprovação do MEC para ministrar o Tecnólogo em Gestão de Seguros em São Paulo. Também planejamos lançar um curso de extensão de média duração na área de Previdência Privada.

Passando ao Ensino a Distância, já demos entrada no MEC para lançar o Tecnólogo em Gestão de Seguros em ambiente virtual, esperamos receber um parecer favorável ainda no primeiro semestre. Além disso, temos a intenção de ampliar a oferta de cursos de extensão nessa modalidade.

Em resumo, podemos afirmar que cumprimos nosso dever em 2017 e, para o próximo ano, esperamos continuar alcançando os objetivos traçados.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN