Notícias | 9 de agosto de 2018 | Fonte: CQCS | Paulo Araújo

Dicas da MAPFRE Assistência para evitar entupimentos em casa

Atitudes simples podem evitar grandes transtornos

Quem nunca teve uma pia, ralo, ou vaso sanitário entupido, que atire a primeira pedra. Mas, é possível prevenir esses inconvenientes tão corriqueiros. Porém, quando há a necessidade de contar com ajuda profissional, a MAPFRE Assistência possui serviços 24h, para pessoas, residências e veículos.

Os sinais de entupimento são bem perceptíveis: água que não escoa rapidamente ou fica borbulhando.A MAPFRE Assistência alerta que as causas do problema estão ligadas à impregnação de gordura, manejo incorreto de resíduos sólidos e, até mesmo, vão parar no cabelos que vão parar no encanamento. “Em épocas mais frias do ano, a situação piora, pois a gordura acumulada fica mais grossa. Em nossa empresa, identificamos, um aumento de 12% nos pedidos do serviço de desentupimento no inverno”, relata Eduardo Sena, diretor geral da MAPFRE Assistência. Eduardo ressalta ainda que “o problema também é mais comum em casas mais antigas, onde os canos geralmente são mais estreitos.”

Uma boa medida para evitar entupimentos é a manutenção preventiva, que pode ser realizada a cada 60 dias de modo bem simples. Encha metade do volume total da pia com água fervente e sabão em pó, soltando o volume de uma única vez para eliminar todas as placas de gordura presas à tubulação. “Apesar da maioria dos encanamentos ficarem sob o piso, dentro de paredes e até acima do forro, é essencial, com a ajuda de um profissional qualificado, fazer limpezas anualmente ou a cada seis meses, dependendo do grau de utilização”, orienta Eduardo Sena.

Mais dicas para evitar entupimentos:

· Nunca jogue restos de alimentos na pia e, em favor do meio ambiente, tente separar lixo orgânico de reciclável;

· A mesma regra vale para óleo usado em frituras. O resíduo deve ser armazenado em garrafas plásticas, por exemplo, para descarte no lixo orgânico ou para entregue em centros de coleta que utilizam o material para fazer sabão;

· Utilize redes ou peneiras no ralo da pia para evitar que pequenos restos de alimentos desçam pelo encanamento;

· Vaso sanitário não é lixeira. Jogue papel higiênico, absorventes e fraldas no lixo;

· Depois do banho, retire os fios de cabelo que ficam presos no ralo e jogue no lixo;

· Nunca utilize use substâncias corrosivas (tipo soda cáustica ou ácido) para tentar desentupir os canos. Além de não resolver o problema, podem causar rupturas nas tubulações.

(Foto: MAPFRE)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN