Notícias | 21 de março de 2019 | Fonte: Mapfre

Dia mundial da Saúde Bucal: cuidar dos dentes resulta no bem-estar de todo o organismo

MAPFRE Saúde reforça a importância manter o hábito de escovar os dentes corretamente, pelo menos duas vezes por dia

Nesta quarta-feira (20 de março) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, data que tem o objetivo de lembrar e alertar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde da boca, uma vez que, ela está diretamente ligada ao estado geral do organismo, com a estética e até mesmo com a autoestima. Por este motivo, a MAPFRE Saúde ressalta que cuidar adequadamente dos dentes pode trazer benefícios para todo o corpo.

De acordo com o Roberto Cury, médico e responsável técnico pela MAPFRE Saúde, a escovação frequente e correta dos dentes pode reduzir os riscos de problemas de saúde. “Diabéticos, por exemplo, precisam ter um cuidado ainda maior com a dentição. Isso porque esses pacientes têm altos níveis de glicose (principal característica da diabete) na saliva, o que contribui para a proliferação bacteriana, provocando cáries e problemas na gengiva”, comenta.

No mundo, existem diversos programas sobre saúde bucal que podem ser repaginados e implementados no Brasil. Por exemplo, no Japão, existem programas de saúde que têm como prioridade o combate à doença periodontal (que inclui inflamação nas gengivas, sangramento, tártaro, perda de tecido ósseo e mau hálito) que visa também o combate à perda de dentes em adultos e idosos.

Segundo o especialista, entres os riscos da doença periodontal, há aqueles que são modificáveis e os não modificáveis. “O uso de cigarro, condições socioeconômicas, higiene, nutrição, estresse, fatores genéticos e até doenças sistêmicas podem trazer riscos à saúde bucal. Por isso, é fundamental escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, sendo que uma delas deve ser sempre antes de dormir”, afirma Cury.

Para evitar ou tratar problemas como a doença periodontal e também para promover a saúde bucal em todos os seus aspectos, a MAPFRE Saúde – Odontológico conta com uma equipe altamente qualificada, formada por experientes profissionais do mercado e especialistas no ramo da odontologia, tendo como foco a gestão de saúde e a transparência das relações e informações para com os clientes.

Confira algumas dicas para escovar corretamente os dentes:

Escolha a escova certa – Existem diversas opções no mercado. Por isso, é indicado optar por aquelas de cerdas mais macias e pontas arredondadas.

O creme dental ideal – A escolha pelo creme dental é algo pessoal e, na maioria das vezes, sugerido pela dentista de confiança. Contudo, vale a dica de verificar a quantidade de flúor no produto escolhido, uma vez que ele protege o esmalte dos dentes e evita a ação de bactérias na boca. Esse número deve ser de aproximadamente 1450 ppm.

O caminho da limpeza – Realizar os movimentos corretos de limpeza dental é fundamental. Para isso, a dica é que os dentes superiores e inferiores sejam escovados desde as laterais externas (bochechas e lábios), nas laterais internas (dentro da boca) e na sua superfície. A dica é que os movimentos sejam realizados no sentido gengivas para os dentes, em vai-e-vem, a cada dois ou três dentes. A duração ideal de uma escovação deve ser de aproximadamente dois minutos.

Troque de escova – Com o uso diário, é comum que as cerdas da escova fiquem desgastadas e abertas. Por isso, recomenda-se que a escova de dentes seja substituída a cada três meses.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN