Notícias | 1 de março de 2016 | Fonte: Aparecido Mendes Rocha / Segs

Desafios do seguro de transporte na América Latina

traA publicação semanal da Latin American Review apresentou em sua edição da última semana de fevereiro, uma reportagem sobre os desafios enfrentados pelo setor de transporte marítimo na América Latina. A matéria mostra que os maiores desafios para empresas de transportes de mercadorias são o roubo e a falta de infraestrutura nos portos, armazéns e instalações na região, e relata que os esforços de alguns países em atualizar suas infraestruturas e a adoção de estratégias de gestão de risco eficientes estão apresentando resultados.

Como o comércio se intensifica entre países da América Latina e com outras partes do mundo, o mercado de seguros marítimos se adapta às novas exigências e desafios. Eu explico na reportagem que, no Brasil, além da necessidade de melhoria na infraestrutura, o maior problema é o roubo de cargas que causa enormes perdas às empresas e prejuízos à economia do país.

Comento também que é quase impossível acabar com o roubo de carga, mas todas as partes envolvidas no processo de transporte precisam trabalhar juntas e criar estratégias para tornar mais difícil as ações dos criminosos. O fabricante precisa adotar métodos para identificar o produto e dificultar a sua distribuição, o transportador deve implementar medidas eficientes de gerenciamento de riscos, e o consumidor se conscientizar a não comprar produtos de origem duvidosa. Além disso, os receptadores de carga roubada deveriam ser punidos com uma lei mais rigorosa e a polícia melhorar a sua forma de combater o crime organizado.

O ramo de seguro de transportes compreende os seguros de transporte internacional de importação e exportação, transporte nacional para os embarcadores (vendedor ou comprador) e o seguro de responsabilidade civil dos transportadores rodoviários, aéreos, aquaviários e ferroviários.

A matéria completa está no link: http://logicaseguros.com.br/lir-53-marine.html

Aparecido Mendes Rocha, especialista em seguros internacionais

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN