Levantamento feito pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) revela que, de cada cem queixas ou consultas feitas pelos consumidores até outubro, 5,6 foram relativos aos corretores de seguros. Segundo a pesquisa, foram, no total, 3.239 registros tendo como alvo corretores autônomos ou empresas corretoras de seguros de janeiro a outubro, o que representa uma média de 323 queixas/consultas por mês ou 10,7 por dia.
A Susep computou nesse período 58.106 queixas/consultas dos consumidores relativas aos setores de seguros, previdência aberta e de capitalização, o que representa uma média diária de 193 registros, ou de oito a cada hora, incluindo finais de semana e feriados.
No caso do seguro, a maior parte das reclamações foi referente ao ramo Dpvat, com 9.968 registros, ou 17,2% do total. Também elevado foi o número de registros relativos ao seguro de automóveis: 7.640 (13,1% do soma global).
A autarquia instaurou 2.652 procedimentos administrativos nos dez primeiros meses do ano, dos quais 69,9% contra seguradoras; 14,1% referentes ao ramo de previdência aberta; e 10,4% à capitalização. Apenas 1,8% desses procedimentos teve como alvos os corretores de seguros.
De cada 100 queixas à Susep, cinco são relativas aos corretores de seguros
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