Notícias | 28 de junho de 2004 | Fonte: Valor Econômico

De 18 milhões de carros apenas 9 milhões estão segurados

Potencial do mercado é avaliado em 18 milhões de carros; apenas 9 milhões estão segurados

O potencial do mercado de seguros de automóveis é grande, mesmo sendo um produto tradicional e bem disseminado entre os consumidores. Segundo Luiz Pomarole, diretor de Auto da Porto Seguro, existem cerca de 36 milhões de carros licenciados no Brasil. Desse total, apenas 9 milhões estão cobertos por seguros.

É um mercado altamente competitivo, no qual a cobertura do bem e a base de cálculo são muito semelhantes entre as seguradoras. Marcus Vinícius Martins, vice-presidente de Automóveis da Sul América, afirma que o seguro hoje é uma commodity e, por isso, a maior preocupação é oferecer aos consumidores serviços de qualidade. “É o que faz a diferença”, afirma.

Levando isso em conta, a Sul América começou a desenvolver um seguro para os automóveis com mais anos de estrada. Segundo Martins, a idéia surgiu a partir de pesquisa realizada no início deste ano. “O que encarece o seguro de um carro mais antigo é a troca de peças em caso de acidente, que tem custo semelhante ao de um automóvel novo.”

“Estamos segmentando melhor os planos de seguros. Vamos oferecer uma solução automotiva ao cliente, com qualidade e preço justo”, explica Martins. A estratégia, segundo ele, visa atrair novos clientes. Para manter os atuais, a Sul América investe na qualidade dos serviços. Atualmente, a seguradora tem uma carteira com 1,2 milhão de carros segurados. A expectativa é aumentar para 1,4 milhão a 1,5 milhão o volume neste ano.

Pomarole, da Porto Seguro, calcula em 18 milhões de veículos o potencial do mercado segurador. Para conquistar a nova clientela, a seguradora procura ações inovadoras. Pomarole lembra que o perfil do segurado começou a ser feito apenas há oito anos. Antes disso levava-se em conta apenas o valor do veículo. “Percebemos que os proprietários mais cuidadosos deveriam ter tratamento diferenciado.”

Com 1,2 milhão de carros segurados no Brasil, a Porto busca contribuir para a redução de sinistros. “A queda no resultado financeiro gerou a necessidade de rever custos”, afirma Pomarole.

A Marítima Seguros também investe na diferenciação dos planos para melhor adequá-los às necessidades dos consumidores. O objetivo, segundo José Carlos de Oliveira, diretor do Ramo de Autos da Marítima, é conquistar novos clientes e criar a fidelidade dos atuais. Ele destaca a franquia por processo e o auto mensal como os produtos diferenciados que a seguradora dispõe. A cobrança da franquia em caso de acidente não é cobrada a cada acidente.

O veículo pode ter até três amassados, ocorridos em épocas diferentes, por exemplo, mas só pagará uma franquia quando for consertar o carro. “Já o seguro auto mensal permite ao dono do veículo fazer uma apólice com custo mensal, cujo prêmio acompanha a oscilação do preço do carro”, explica Oliveira.

O executivo aposta no aquecimento da economia, o que deve gerar aumento das vendas des carros e, conseqüentemente, na maior demanda por seguros. Ele prevê para este ano crescimento de 15% sobre a atual carteira de 330 mil veículos.

A AGF Seguros já faz as renovações e os novos seguros pelo valor determinado, caso seja essa a opção do proprietário do veículo. Se o seguro for contratado por essa modalidade, a indenização será a quantia fixada na apólice. Quando a contratação é pelo valor de mercado referenciado, a indenização será determinada de acordo com a tabela de referência de cotação para o veículo, previamente fixada na proposta do seguro.

Marcelo Goldman, diretor-executivo de Produtos Massificados da AGF, aponta como um importante diferencial o desconto de até 40%, atingido em cinco anos, caso o segurado não sofra algum sinistro. “Classificamos os clientes especiais, que passam a ter mais benefícios, com mais desconto.” Entre as vantagens, o executivo destaca o desconto extra para o segundo veículo da mesma família segurado pela AGF e a venda de seguro para carros com até 15 anos de uso.

Há ainda tratamento diferenciado para os seguros de frotas, acima de dez veículos, que inclui curso gratuito de direção defensiva, por exemplo. “Oferecemos serviços diferenciados para públicos diferentes. Isso é fundamental.”

Goldman espera que o mercado de seguros cresça 10% este ano, mas diz que isso dependerá do melhor desempenho da economia brasileira. A AGF tem 350 mil veículos segurados e pretende atingir 400 mil até o final do ano. Para tanto, a empresa cria estímulos para a sua força de vendas, os corretores. “Facilitamos a vida dos corretores, com as atualizações automáticas, e acompanhamos o índice de renovação, nível de inadimplência dos clientes e se houve aumento no volume de seguros.”

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