Notícias | 3 de setembro de 2018 | Fonte: CQCS

DataFolha: Seguradora Líder promove pesquisa nacional de percepção do Seguro DPVAT

Pesquisa encomendada pela Seguradora Líder ao Instituto DataFolha apurou que 83% da população brasileira afirma conhecer o Seguro DPVAT e suas principais características, como suas coberturas e a obrigatoriedade do pagamento. De acordo com o levantamento, os homens da faixa etária de 25 anos ou mais, moradores da Região Sudeste e condutores de veículos são os que mais conhecem o Seguro DPVAT.

Ao todo, foram entrevistadas 2.606 pessoas, homens e mulheres, pertencentes às classes A, B, C, D e E, em todo o Brasil. A amostra é uma representação de cerca de 154 milhões de brasileiros que possuem 18 anos ou mais. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção da população brasileira sobre o Seguro DPVAT e sobre seu comportamento no trânsito. O resultado final ajuda a entender qual é o conhecimento da população sobre o Seguro e quais aspectos devem ser reforçados sobre este importante benefício social.

Em relação à educação no trânsito, o Datafolha apurou que a população está consciente quanto às situações que podem causar acidentes de trânsito e pedem penas mais duras para quem não respeita as leis de trânsito. Para 80% dos entrevistados, as penas deveriam ser mais duras e cerca de 50% das pessoas ouvidas acredita que a fiscalização atual de trânsito é insuficiente. Além disso, 78% dos entrevistados acreditam que o uso do celular ao dirigir provoca acidentes de trânsito e 70% que o consumo de álcool também é responsável pela ocorrência de acidentes.

Na avaliação do Diretor-Presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres, a pesquisa pode nortear ações para ampliar o conhecimento do Seguro DPVAT e reforçar a importância da educação no trânsito. “Conhecer a percepção dos brasileiros sobre o Seguro DPVAT é essencial para que possamos continuar trabalhando para facilitar o acesso e fortalecer esse importante benefício social”, frisou o executivo, acrescentando que a pesquisa também torna possível utilizar esses dados para a definição de políticas públicas, apoiando as ações de prevenção de acidentes de trânsito.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN