Notícias | 11 de maio de 2020 | Fonte: CQCS

Crise abre “oportunidade de crescimento”, diz diretor da MAPFRE

Em entrevista à Agência Efe, o CEO da Área Regional Brasil da Mapfre, Fernando Pérez-Serrabona, afirmou que a crise da pandemia do novo coronavírus colocou a importância da contratação de seguros diante de riscos imprevistos. Esse cenário, segundo o executivo, abre uma oportunidade de crescimento para as seguradoras.

No Brasil, a Mapfre tem mais de 5 mil funcionários que estão em home office desde o dia 15 de março. “Isso é o que realmente nos preocupa desde o início da pandemia. Neste sentido, a realidade espanhola ajudou muito”, afirmou. A Espanha, sede da Mapfre, registrou grande número de mortes provocadas pelo vírus.

Aliás, sobre os empregos, Serrabona disse que logo no início da crise, o presidente da Mapfre disse que a companhia não iria mexer nos empregos. “Em nenhum país aproveitamos as regulamentações locais, o que nos teria permitido abrir mão, ainda que temporariamente, de alguns funcionários”, afirmou.

A companhia atua nos segmentos de seguros, investimentos, consórcios, capitalização e assistência e lidera nos segmentos rural e de grandes riscos.

O executivo disse que a subsidiária brasileira da Mapfre, que é a maior da multinacional fora da Espanha, tem solvência e diversificação de produtos suficientes para lidar com o impacto econômico da recessão.

Para Serrabona esta é uma crise atípica, por isso é otimista. Para ele, essa crise é diferente da crise de 2008. “Acredito que por trás de cada crise há sempre uma necessidade de sobrevivência e de superação nas pessoas. Esta é diferente, acredito que há uma grande possibilidade de recuperação”, afirmou.
Ele lembrou que o Brasil tem grande extensão territorial e deve superar a crise melhor que países que sejam dependentes de indústrias de massa, como é a do turismo na Espanha.

Até o momento, Serrabona disse não haver nenhum impacto negativo no pagamento de prêmios. O executivo disse ainda que a companhia não precisou fazer provisões e que foi feita uma análise em nível global. “Achamos que isso poderia ter algum efeito e que deveríamos ser extremamente prudentes, mas os níveis de solvência de empresas como a Mapfre são realmente mais que o dobro do exigido pelas autoridades locais, então temos capital suficiente”, assegurou.

Sobre os resultados trimestrais no Brasil, o CEO da Mapfre diz que são positivos. “A pandemia começou em meados de março e teve um pequeno impacto durante o primeiro trimestre, mas os dados que temos em abril também são (bons)”, afirmou.

Ele afirmou que os setores de grandes empresas, agronegócios e vida vinculado a empréstimos estão se mantendo bem. “Somente no setor de veículos (não foram positivos), as novas contratações caíram, os números foram de 76% menos vendas de automóveis, e isso vai ter impacto no futuro. Creio que essa crise, para os seguros, é uma grande oportunidade, porque se tornaram aparentes as fragilidades dos sistemas”, analisou.

Para ele, esse cenário de medo do que poderia acontecer pode fazer as pessoas terem uma reflexão sobre a necessidade de ter cobertura. “Há mais riscos no mundo? Sim, e nós estamos garantindo o risco. Então, creio que a médio prazo isso é algo que vai permitir que o mercado de seguros cresça”, disse.

Sobre o mercado brasileiro, ele afirmou que a companhia não pretende fazer nenhuma aquisição. O que deve ser feito, segundo ele, é o desenvolvimento de acordos como o que a companhia tem com o Banco do Brasil, com outros bancos e com o desenvolvimento da própria Mapfre.

“Entre os mercados potenciais de seguros, o Brasil está entre os 10 melhores do mundo em termos de potencial e desenvolvimento. Temos total confiança no Brasil. Sabemos que tem muitos problemas, como todos os países do mundo, mas estamos convictos de que o Brasil é o grande país do futuro”, destacou.

O executivo afirmou que não está na expectativa da empresa que a atual crise acabe em violência e desordem. “Não está nas nossas expectativas, nem nunca esteve. Creio que temos que reconhecer que o governo brasileiro está fazendo um grande esforço com os pacotes de ajuda para manter a situação calma”, afirmou.

Ele destacou ainda que, por meio da Fundação Mapfre, a empresa tem desenvolvido muitos projetos sociais no Brasil. “Estamos muito preocupados com as questões sociais, pois as desigualdades no país são enormes”, revelou.

___________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN