Notícias | 18 de maio de 2018 | Fonte: CQCS | Railana Medeiros

Crescimento no setor de transporte de cargas gera novas oportunidades

O crescimento no setor de transporte de cargas é um índice dos sinais de recuperação da economia brasileira, podendo refletir em outros diversos segmentos. Os números começam a confirmar a aproximação de um cenário mais promissor. O Porto de Santos obteve, em março passado, a maior movimentação de cargas já registrada em um mês do primeiro semestre: 12,24 milhões de toneladas, resultado 12,7% superior comparado ao mesmo mês em 2017.

De acordo com dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o acumulado de janeiro a março já supera em mais de 10% o movimento recorde do primeiro trimestre do ano passado.

Já as cargas aéreas somaram 217,4 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano, 38,5 milhões a mais do que no mesmo período de 2017, segundo balanço do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O mês de março apresentou o maior crescimento, de 27,15%.

O crescimento no setor de transporte de cargas no país promete criar novas oportunidades para o ingresso neste segmento, como por exemplo, a atividade de Comissário de Avarias, um especialista na análise de dados.

A Escola Nacional de Seguros oferece um curso nesta modalidade, Curso para Habilitação de Comissários de Avarias, com foco em todos os aspectos da atividade, como análise da ocorrência de sinistros e vistoria de mercadorias, bens e equipamentos danificados. O curso é composto por disciplinas como Direito e Legislação do Seguro Transportes, Noções de Comércio Exterior, Transporte Aéreo de Cargas, Organização Portuária e Retroportuária Alfandegada, e Processo de Sinistro do Seguro Transportes.

Com início previsto para agosto, a próxima turma será em Guarulhos (SP) e as inscrições já estão abertas. O programa conta com atividades complementares, como aulas práticas, visitas técnicas e palestras. O investimento é de R$ 3.065,00, valor que pode ser dividido em quatro parcelas.

Os interessados devem ter Ensino Médio completo. Mais informações estão disponíveis no ens.edu.br, onde devem ser realizadas as inscrições.

2 comentários

  1. Luis Filipe

    23 de maio de 2018 às 22:42

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. Sérgio Augusto Schneider

    23 de maio de 2018 às 11:25

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN