Notícias | 16 de agosto de 2019 | Fonte: Portal BemParaná

Cresce a procura por seguros pessoais e residenciais. Veja dicas para contratar

A contratação de seguros para proteção pessoal e familiar cresceu no Sul. Segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), a contratação de seguros pessoais e familiares movimentou R$ 15 bilhões no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

A empresa Porto Seguro confirma a tendência. A empresa registrou um aumento em todos os seus produtos do segmento. Em relação ao seguro Vida Individual, as aquisições cresceram 24,6% de janeiro a maio em comparação com o mesmo período do ano passado. Já no seguro Condomínio houve crescimento de 14% em prêmio e 13% no volume de apólices emitidas. No Seguro Residência, houve um aumento de 21% no número de negócios, no 1º semestre de 2019.

Para a gerente da Porto Seguro no Paraná, Luciana Gomes, os números apontam uma maior preocupação dos brasileiros com o futuro. “Imprevistos acontecem e as pessoas estão cada vez mais conscientes. Não acho que esse aumento seja um fato isolado porque ninguém contrata um seguro por impulso ou sem analisar o orçamento doméstico. Ao fazer um seguro para vários perfis familiares e segmentos, nós protegemos o nosso entorno, nossa base. Quando garantimos a proteção do patrimônio, por exemplo, ficamos mais tranquilos em relação às incertezas do futuro e garantimos um cuidado para toda a família”, analisa.

Há diversas opções de seguros no mercado. Por isso, vale lembrar que é necessário pesquisar bem e tirar todas as dúvidas com os Corretores, que são os profissionais qualificados para vender um seguro. De acordo com Luciana, é necessário avaliar um plano que atenda às demandas pessoais e familiares.

“Geralmente os seguros básicos residenciais protegem contra incêndio, raios e explosões, mas é preciso avaliar as principais demandas da região em que se vive para encontrar a melhor opção. Para quem tem filhos adolescentes que pretendem estudar fora da cidade natal, é interessante contratar um seguro aluguel universitário, que facilita a locação de um imóvel em outra cidade. Para quem tem empresas e tira o sustento da família deste trabalho, é essencial contratar um seguro empresarial. São várias opções e o importante é analisar cada cenário familiar e se sentir protegido em diversas situações da vida. Seguro não é algo caro e percebemos seu valor quando precisamos dele”, diz.

Dicas na hora de fazer seu seguro residencial

Se você mora numa região com alta incidência de furtos e roubos, é possível contratar, junto à cobertura básica, a adicional de Roubo/Furto qualificado.
Se em sua residência trabalha uma empregada doméstica, é uma boa opção contratar os adicionais de Responsabilidade Civil Familiar, Responsabilidade Civil Empregados Domésticos, Fidelidade de Empregados Domésticos, Danos Elétricos/Eletrônicos – curto circuito.
Opte por uma seguradora com experiência e credibilidade no mercado
Ao escolher a seguradora, leve em consideração a sua posição no mercado, se é confiável e reconhecida. Pesquisa na internet e nos sites e órgãos especializados em reclamações de consumidores, como Procon e Reclame Aqui
Entenda a sua apólice de seguro
É fundamental ler a apólice do seguro cuidadosamente. Só assim você saberá exatamente o que está sendo contratado. Esse é o momento de solucionar todas as suas dúvidas e de entender tudo o que foi acordado com a seguradora. Conte com a importante ajuda do seu corretor de seguros para essa tarefa.
Fique atento aos dados contidos na apólice
Dados cadastrais, dados do risco, relação das coberturas contratadas, valor das I.S (importâncias seguradas), franquias e/ou participações obrigatória do segurado, condições de pagamento e data de vigência.
Faça a melhor combinação entre as coberturas básicas e adicionais
Ao contratar um seguro residencial, algumas coberturas, conhecidas como básicas, já estarão presentes na sua apólice. São elas: incêndio; queda de raio que danifique diretamente os bens segurados; explosão e implosão de qualquer natureza e origem. Se você mora numa região com alta incidência de furtos e roubos, é possível contratar, junto à cobertura básica, a adicional de Roubo/Furto qualificado. Se em sua residência trabalha uma empregada doméstica, é uma boa opção contratar os adicionais de Responsabilidade Civil Familiar, Responsabilidade Civil Empregados Domésticos.
Preste atenção nos serviços adicionais
Todos os seguros residenciais têm coberturas para serviços elétricos, conserto de máquinas de lavar, limpeza de caixa d´água. Veja o limite e a necessidade

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN