Notícias | 18 de janeiro de 2022 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Cresce procura por seguros para IPOs

Business woman drawing global structure networking and data exchanges customer connection on dark background

A corrida das empresas à bolsa no ano passado fez disparar a procura por seguros para ofertas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês). Algumas das maiores companhias do setor viram dobrar ou triplicar a procura por esse tipo de cobertura. As informações são do site Valor Econômico.

As apólices oferecem cobertura para eventuais ações judiciais motivadas por informações erradas ou incompletas nos prospectos – não à toa, os documentos entregues à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) costumam trazer uma extensa lista de fatores de risco para os investidores que pretendem colocar dinheiro nas ofertas.

A apólice Posi (sigla em inglês para seguro para ofertas públicas de ações), que protege empresa, pessoas físicas e acionistas de perdas relacionadas ao IPO, é a ferramenta típica desse segmento. O valor da apólice varia diante do tamanho da operação e dos riscos envolvidos, ficando geralmente entre 0,5% e 5% do total da oferta.

Na Zurich, por exemplo, as propostas para contratação de seguros de IPO cresceram 100% em relação a 2020, afirma Roberto Hernandez, diretor executivo de seguros corporativos da empresa no Brasil. Para ele, apesar da volatilidade no mercado esperada para 2022, as empresas continuarão precisando se financiar e, portanto, as contratações devem continuar a ocorrer.

Nos EUA, por outro lado, os seguros para aberturas de capital no mercado americano muitas vezes são endossos de cobertura dentro do D&O (directors & officers).

Ainda segundo a publicação, a vantagem do Posi sobre o D&O é que, além de ser específico para IPOs, as apólices têm cinco anos de vigência e não interferem nem se misturam com a cobertura de problemas judiciais do dia a dia, contratada por prazos mais longos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN