Notícias | 12 de junho de 2019 | Fonte: CDN

CQCS Insurtech & Inovação 2019 discute a tecnologia no mercado de seguros com executivos internacionais

Os palestrantes reforçaram o momento de transformação que o setor de seguros passa

Teve início, na manhã desta quarta (12/06), o CQCS Insurtech & Inovação 2019, o mais relevante evento de inovação e tecnologia do setor de seguros da América Latina, promovido pelo CQCS – Centro de Qualificação do Corretor de Seguros e realizado pela Q’erus Expansão e Conhecimento.

Gustavo Doria, idealizador do evento, abriu a rodada de palestras ressaltando que “hoje o mundo atua em modo de coworking, onde todos os setores se complementam para a criação de novos serviços que atendam às demandas atuais dos consumidores”.

“Nós somos guardiões dos sonhos e conquistas da sociedade. O seguro é um aliado das pessoas e não um mal necessário. Qual vai ser o futuro dessa proteção é a grande questão a ser discutida nesse evento”, completou Doria.

A primeira palestra contou com Jonathan Kalman, sócio e fundador da EOS Venture Partners, que falou sobre a tecnologia do futuro e a necessidade de transformação do setor.

“A tecnologia está criando uma transformação inédita que vai impactar todo o mercado de seguros. Se olharmos para daqui a dez anos a indústria terá que ter se reinventada. É importante que as empresas tenham consciência de que essas mudanças são necessárias. A inovação e a tecnologia não vão desaparecer. Isso é importante frisar” afirma Kalman.

Um exemplo relevante citado pelo executivo foi voltado para os seguros de vida. “Nós, do setor, precisamos não apenas oferecer seguros de vida, mas também usar tecnologias que atuem na prevenção dos riscos. Estamos aqui para falar de transformação, do potencial, como é possível criar coisas que nunca antes existiram e a oportunidade para cada empresa de participar dessa onda de revolução”, declarou.

O executivo ressaltou que as próximas tendências para o mercado são a Inteligência Artificial e APIs que possuem a capacidade que conectar serviços e que começaram a ser trabalhadas pelas empresas de seguros. Apontando para o futuro, o palestrante também ressaltou os seguros On Demand, ou seja, apenas demandas rápidas. “Esses produtos são parte da história daqui para frente e é assim que precisamos pensar na distribuição de apólices”, finaliza Kalman.

A segunda parte da manhã contou com um debate sobre Blockchain para o mercado Latino Americano. Paul Meeusen, conselheiro estratégico da B3i, consórcio formado por 15 dos maiores grupos internacionais de seguros, abordou o tema regulação em sua palestra. “Minha recomendação é que os órgãos reguladores e o setor trabalhem juntos e se acostumem com o alcance da tecnologia e automatização encabeçada pelas máquinas cada dia mais no mercado de seguros”, afirmou.

A palestrante Ryan Rugg, chefe global de seguros da empresa R3, apresentou a ferramenta Corda, conhecida como uma plataforma de Blockchain de terceira geração que fornece e compartilha informações de forma bilateral. A executiva também reconheceu a necessidade da indústria como um todo caminhar ao lado dos órgãos regulatórios.

O evento seguirá com debates sobre regulação de Insurtechs, vendas no pós digital, os desafios da previdência digital, o papel dos corretores e suas transformações, telemetria, entre outros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN