Notícias | 31 de outubro de 2005 | Fonte: Jornal do Commercio - RS

CPIs retomam depoimentos a partir desta semana

CPIs retomam depoimentos a partir desta semana

As CPIs do Mensalão e dos Correios voltam, a partir desta semana, ao ritmo usual de depoimentos, em meio a críticas sobre o resultado das investigações após pouco mais de três de trabalho. A CPI dos Correios foca principalmente sobre funcionários da estatal e fornecedores, que prestam esclarecimentos sobre os contratos sob suspeita de tráfico de influência. As informações são das Agências Senado e Câmara.

Na CPI do Mensalão, os integrantes buscam ainda averiguar a possível origem dos recursos que irrigaram o “valerioduto”, o esquema montado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, para distribuição de recursos a parlamentares.

O cronograma de depoimentos da CPI dos Correios começa a partir de amanhã, com a sessão para inquirir o diretor da empresa Positron, Helio Rotemberg e o ex-assessor dos Correios Fernando Leite de Godoy. A Positron era parte do consórcio Alpha, que fornecia equipamento de informática para o programa de correspondentes bancários Banco Postal, também sob suspeição.

Segundo acusação do ex-diretor de Administração dos Correios, Maurício Marinho, Godoy seria filiado ao PTB e parte de um esquema de

corrupção para arrecadar recursos para o partido. Esses depoimentos estão a cargo da sub-relatoria de Contratos, coordenada pelo deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP).

Ainda amanhã, a sub-relatoria responsável pelo IRB (Instituto de Resseguros do Brasil) toma os depoimentos dos ex-funcionários do Instituto Vaguer Costa Ribeiro e William da Costa Ribeiro. O IRB entrou no rol de investigações depois da denúncia de que o ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, exigia uma mesada de R$ 400 mil do então presidente do IRB Lídio Duarte.

No mesmo dia, a sub-relatoria de Fontes financeiras inquire o doleiro Alberto Youssef, que teria relações com a corretora Bônus-Banval, pela qual supostamente o empresário Marcos Valério teria operado o esquema do “valerioduto”. Ambas as sessões começam às 14h.

Na quarta-feira, os integrantes da sub-relatoria de Contratos ouvem o ex-diretor comercial dos Correios Carlos Eduardo Fioravante da Costa, a partir das 14h. Fioravante era responsável pelos contratos de franquias da estatal, sobre a qual a CGU (Controladoria-Geral da União) afirmou ter “um dos maiores volumes de denúncia” de irregularidades.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN