Notícias | 8 de outubro de 2021 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Troca na Susep atende expectativa dos Corretores de Seguros

Nesta sexta, dia 8, o ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu tirar Solange Vieira da superintendência da Susep. Ela vai assumir um posto no BNDES. O anúncio foi feito no início da tarde e foi muito comentado nos grupos de WhatsApp administrados pelo CQCS, o Bom Dia Seguro.

Solange assumiu a Susep em 2019 e, desde então, teve uma temporada marcada por polêmicas com o mercado, com dificuldade de comunicação e medidas  que eram desaprovadas  pela categoria, como a mais recente sobre o cadastro. Centenas de corretores receberam um email da autarquia indicando a necessidade de fazer correções no cadastro sob pena de perder o registro caso não fossem feitas as modificações. Muitos corretores não conseguiam identificar o problema no cadastro e não obtinham contato com a autarquia para resolver o transtorno.

Diante da confirmação da saída, muitos corretores ficaram aliviados e esperam que seja escolhido um novo superintendente mais alinhado com o mercado. Para o corretor de seguros Nobel Costa a passagem de Solange pela Susep serviu de alerta para os Corretores de Seguros. “Mesmo sendo a nossa categoria profissional muito bem organizada e articulada, a Solange nos causou apreensão e insegurança em relação ao nosso futuro”, disse.

Por outro lado, ele reconhece que a agora ex-superintendente conseguiu alguns avanços derrubando “normas arcaicas e inadequadas”, mas ainda assim, ele diz ter ficado satisfeito com a saída dela. 

“Senti que ela foi dura e severa com os corretores de seguros, mas não vi da parte dela o mesmo empenho e dureza em relação com as Associações de Proteção Veicular. Penso que os Corretores de Seguros precisam trazer para o nosso controle as decisões mais importantes em relação a nossa profissão, talvez seja a hora de voltar com a mobilização para a criação do nosso Conselho Regional ou Auto Regulação”, pondera Costa.

Daniel Souza, da Oberon Corretora de Seguros, foi um. “Eu não aprovava as decisões tomadas por ela durante seu período à frente da Susep e acredito que se o substituto for técnico, uma pessoa do mercado a tendência é melhorar sim, porém se for meramente política, estaremos fadados a mais um período difícil.”, afirmou.

Já o corretor Francisco Anselmo considera que a saída de Solange é uma vitória para os corretores, mas lamenta a interferência política. “Infelizmente a política falou mais alto. Caso seja indicado e perfil técnico e assim esperamos, nosso mercado vai melhorar e muito. Sem essas loucuras criadas pela senhora Solange”, disse.

Quem também ficou satisfeito com a mudança na autarquia foi o corretor Raphael Bastos. “Achei ótima a saída dela, ela sempre jogou contra a nossa categoria, isso estava bem claro para mim”, ressaltou. Para ele, a pandemia deu oportunidade aos corretores de mostrar a importância da categoria. Ele está otimista com a mudança.

“Acredito que a mudança será para melhor, pois temos uma defesa no Congresso através do deputado Lucas Vergilio e, por isso, não acredito que o substituto terá a mesma postura negativa contra nossa categoria”, analisa.

Na opinião do corretor de seguros Rafael de Oliveira, o mercado de seguro faz parte da balança comercial do país, melhorar os dispositivos no que diz respeito ao seguro é importante, e é o que o corretor busca há anos. “Poucas foram as melhorias apresentada pela Solange, ele me pareceu mais uma consumidora, que pagava seguro por obrigação e entrou na autarquia para fazer mudanças satisfatórias a ela e não na peça fundamental da economia”, ponderou. 

Agora, o mercado aguarda para saber quem será o novo superintendente que ficará à frente da Susep. Até que a decisão seja tomada, o diretor técnico Rafael Scherre assume como superintendente interino.

7 comentários

  1. SALAGAH GESTÃO EM CONTRATOS DE SEGUROS

    15 de outubro de 2021 às 1:34

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. GCB CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    13 de outubro de 2021 às 8:17

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  3. Arao Oliveira

    11 de outubro de 2021 às 19:17

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  4. JOSE NILSON TEIXEIRA

    11 de outubro de 2021 às 11:47

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

    • Arao Oliveira

      11 de outubro de 2021 às 19:19

      Você precisa estar logado para ler o comentário.

  5. CELIO NUNES SILVEIRA

    11 de outubro de 2021 às 10:26

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  6. Corretor de Seguros.

    9 de outubro de 2021 às 13:16

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN