Notícias | 30 de junho de 2004 | Fonte: CQCS

Corretores de resseguro criam associação nacional

Está sendo criada a Associação Nacional dos Corretores de Resseguro (ANCR) que deverá reunir mais de 20 profissionais e/ou empresas do ramo nesse primeiro momento. Segundo um dos idealizadores do movimento, Carlos Alberto Protasio, a entidade vai buscar informações atualizadas sobre novas regras ou legislações do resseguro no Brasil e no exterior, incentivando o mercado e as autoridades, a criarem uma legislação e a regulamentação da atividade do profissional e da empresa (broker) de corretagem de resseguros no Brasil.

Outra meta é trabalhar pela criação de um Centro Internacional de Resseguros no Brasil. Esse centro deve ser instalado no Rio de Janeiro, pois projeto existente já conta, inclusive, com o apoio do IRB Brasil Re.

A associação vai atuar junto aos municípios e às autoridades em busca da redução da carga tributária e obter alguns incentivos fiscais para a atividade de resseguros e de corretagem de resseguros, inclusive no que se refere à instalação do Centro Internacional de Resseguro.

A ANCR vai também pesquisar cases no Brasil e no exterior que sejam de algum interesse para normas e procedimentos usuais; divulgar as atividades do corretor de resseguros e da importância do seu trabalho; e informar aos associados sobre empresas e outras oportunidades de negócio de resseguro surgidas no mercado nacional ou internacional.

Outra pretensão dos criadores da entidade será aproximá-la das Federações de Indústrias e de Comércio, buscando apoio nestas entidades e criando outros e importantes foros de debate dos interesses da classe e incentivar a criação de Conselhos Empresariais de Seguros e Resseguros nas Associações Comerciais dos Estados.

A Associação defenderá ainda a criação de foro com o IRB para discutir assuntos de interesse dos corretores tais como: modelo de contrato a ser implantado, cobertura de erros e omissões, comitê de security, rating dos resseguradores, entre outros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN