Notícias | 31 de julho de 2019 | Fonte: CQCS

Corretores apostam no crescimento da economia no 2º semestre

Os corretores de seguros projetam a retomada do crescimento da economia brasileira já neste segundo semestre. É o que indica a mais recente pesquisa realizada pela Fenacor visando a medir o nível de confiança do mercado.

Segundo o levantamento, intitulado ICSS – Índice de Confiança do Setor de Seguros, 62% dos corretores entrevistados apostam em um cenário “muito melhor” (14%) ou “melhor” (48%) nos próximos seis meses, enquanto 38% projetam uma estabilidade. Nenhum dos entrevistados aguarda um quadro “pior” ou “muito pior” até dezembro.

Já os seguradores estão um pouco menos otimistas. Não houve nenhuma projeção de um cenário “muito melhor” nem “muito pior”, mas 7% projetaram um quadro “pior” e a maior parte (52%) disse acreditar em uma estabilidade no cenário atual. Contudo, outros 41% sinalizaram que acreditam em um desempenho “melhor” da economia no semestre.

Quanto ao faturamento do mercado de seguros, 57% dos corretores e 52% dos seguradores entrevistados afirmaram que não deve ocorrer variações até o final do ano. No entanto, para 38% dos corretores e 37% dos seguradores, é possível esperar um cenário “melhor” no semestre. Houve ainda 5% dos corretores que projetarem um desempenho “muito melhor” do mercado até dezembro.

O ICSS é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Todo final de mês, são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor.

Ao todo, aproximadamente 100 executivos de corretoras, seguradoras e resseguradoras são entrevistados em cada oportunidade.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN