Notícias | 6 de agosto de 2013 | Fonte: CQCS | André Luiz

Corretor x corretor: até que ponto a concorrência interfere no atendimento?

O mercado de seguros mostrou um desempenho positivo de 19,4% comparado ao mesmo período de 2012, de acordo com a Susep. Mesmo diante do cenário atual, corretores enfrentam situações complicadas no dia a dia, como a concorrência desleal. “É um problema fomentado pelo próprio mercado, do qual todos somos vítimas, desde o grande corretor, até a pessoa física, passando pelas seguradoras e por todos os segmentos relacionados ao seguro”, comenta Rafael Niasa, da Niasa Corretora de Seguros (SP).

Para ele, a busca desenfreada por vendas interferem nas condições do serviço oferecido. “A ganância por produção – visto que contratos são fechados com baixo comissionamento – leva invariavelmente à perda de qualidade, tanto dos produtos como do atendimento, deixando em último em grau de importância o que deveria estar em primeiro lugar: atender as necessidades dos clientes”, frisa.

O corretor Arlindo Luiz, da Corretora Balcor Seguros (PI), enfatiza que as seguradoras podem ajudar a evitar tais situações. “Acho que as companhias não devem aceitar a cotação de um veículo que já tenha a proposta emitida para o mesmo cliente. Com os dados do automóvel é possível identificar um processo de venda em andamento”, enfatiza. “É constrangedor quando estamos prestes a fechar um contrato e outro profissional gera uma nova proposta para o mesmo cliente”, completa.

Além disso, a proposta não efetuada gera custos e as companhias repassam para os corretores. “É procedimento das seguradoras fazer a cobrança em casos de desistência, visto que em alguns casos até a vistoria chega a ser feita”, conclui Arlindo Luiz.

8 comentários

  1. ARLINDO LUIZ DE CARVALHO FILHO

    7 de agosto de 2013 às 23:44

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  2. OKOPNI SEGUROS

    7 de agosto de 2013 às 13:10

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  3. DENISE REIS

    7 de agosto de 2013 às 9:48

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  4. Flávio Antonio Mueller SUSEP 10.0404624

    7 de agosto de 2013 às 9:42

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    • DENISE REIS

      7 de agosto de 2013 às 9:50

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  5. Paulo Dias

    6 de agosto de 2013 às 20:22

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    • Gabriele C. Engler

      7 de agosto de 2013 às 9:02

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    • SICCUREZA CORRETORA DE SEGUROS LTDA.

      7 de agosto de 2013 às 9:34

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