Notícias | 11 de maio de 2020 | Fonte: CQCS

Corretor tem até amanhã para sugerir mudanças em normas de seu interesse

Termina na próxima terça-feira (12 de maio) o prazo para o envio de sugestões referentes a duas importantes consultas públicas realizadas pela Susep, que tratam de questões de interesse do corretor de seguros. São minutas de circulares que estabelecem, respectivamente, novas regras para a guarda e armazenamento de documentos e para os controles internos de prevenção e combate dos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens.

No primeiro caso, os corretores de seguros deverão guardar, por cinco anos, os documentos originais, físicos ou digitais, referentes à sua atividade profissional. Já o prazo de guarda para os documentos microfilmados ou digitalizados será o mesmo prazo de guarda exigido no caput deste artigo para os documentos originais físicos.

A norma deverá vigorar já a partir do dia 1º de junho, segundo o texto da minuta, que está disponível no site da Susep.

As sugestões podem ser enviadas para o email [email protected].

CONTROLES.

Os corretores também devem analisar com atenção a minuta que trata dos controles internos de prevenção e combate dos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens.

O texto estabelece a obrigatoriedade – inclusive para os corretores de seguros – do desenvolvimento e implementação de procedimentos de controles efetivos e consistentes com a natureza, complexidade e riscos das operações realizadas, que contemplem a identificação, avaliação, controle e monitoramento dos riscos de serem envolvidos em situações relacionadas à lavagem de dinheiro, bem como para prevenir e coibir o financiamento ao terrorismo, com relação aos produtos comercializados, negociações privadas, operações de compra e venda de ativos e demais práticas operacionais.

O texto também está disponível no site da autarquia, sendo que as sugestões podem ser encaminhadas para o email [email protected].

Neste caso, as novas regras entram em vigor 120 dias após a publicação da circular.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

Um comentário

  1. Herbert Henrique Vicentin

    11 de maio de 2020 às 13:01

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN