Notícias | 3 de fevereiro de 2004 | Fonte: Seguros em dia

Corretor deve usar a Internet para vendas

Analistas do setor e líderes da categoria afirmam que chegou a hora de o corretor de seguros utilizar a Internet como efetiva ferramenta de negócios e não apenas um instrumento de troca de informações ou de Marketing. Nesse sentido, a própria Fenacor vem estabelecendo contatos com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico para a definição de estratégias visando a incentivar o corretor a usar comercialmente a grande rede: “especialmente para aqueles que já se fazem presentes (na Internet), entendo ser chegada a hora da transição da presença receptiva – que continuará exercendo seu papel – para a presença ativa, de levar a Internet para os negócios”, afirma o diretor de Marketing da Federação, Elizeu Augusto de Oliveira, responsável pelos contatos com dirigentes da câmara de comércio eletrônico.

Segundo ele, algumas seguradoras apostam em tecnologia de ponta para a venda por meio eletrônico de seus produtos sem que o corretor participe desse ambiente de relacionamento virtual. O diretor da Fenacor lembra ainda que muitos sites de corretores indicam, por meio de link, os sites daquelas seguradoras, oferecendo uma venda direta sem controle efetivo sobre as suas remunerações.

Elizeu de Oliveira assinala que é preciso combinar o desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados ou massificados com a propaganda e a prospecção: “o site deve ter uma roupagem adequada para receber os visitantes que querem comprar seguro. O produto seguro precisa estar lá, disponível”, receita.

Ele acrescenta que, muito além de exibir a marca das seguradoras aos consumidores de Internet, é preciso contatar diretamente os segurados, vender para eles online, acompanhá-los e ampará-los, tratando a Internet como ambiente perfeito para fazer e desenvolver negócios a custos baixíssimos: “é preciso inverter o jogo a nosso favor e assumir nossa função no mercado também na Internet”, conclui.
Autor: Jorge Clapp

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