Corretor deve ficar atento às mudanças propostas pela Susep

07/08/2020 / FONTE: CQCS

normas-internacionais-de-contabilidade

Os corretores de seguros devem ficar atentos a alguns pontos importantes da minuta de circular que a Susep colocou em consulta pública visando a posterior publicação de norma que dará mais liberdade para as seguradoras lançarem produtos, sem necessidade de análise prévia pela autarquia, nem a obrigatoriedade de seguir padrões mínimos. 

A autarquia deve exigir, por exemplo, que conste das condições contratuais cláusula específica prevendo que o segurado perderá o direito à indenização se agravar intencionalmente o risco. 

Além disso, se o segurado, por si ou por seu representante, fizer declarações inexatas ou omitir circunstâncias que possam influir na aceitação da proposta ou no valor do prêmio, perderá o direito à indenização, sendo obrigado ao pagamento do prêmio vencido. 

Caso a inexatidão ou a omissão nas declarações não resultar de má-fé do segurado, a seguradora deverá, na hipótese de não ocorrência ou negativa de sinistro: cancelar o seguro, podendo reter do prêmio originalmente pactuado a parcela proporcional ao tempo decorrido; ou mediante acordo entre as partes, permitir a continuidade do seguro, podendo cobrar a diferença de prêmio cabível ou restringir a cobertura contratada. 

Na hipótese de ocorrência de sinistro sem indenização integral, a seguradora poderá, após o pagamento da indenização, cancelar o seguro, retendo o prêmio originalmente pactuado a parcela calculada proporcionalmente ao tempo decorrido, acrescido da diferença cabível; ou permitir a continuidade do seguro, cobrando a diferença de prêmio cabível ou deduzi-la do valor a ser indenizado. 

A seguradora poderá ainda, se ocorrer um sinistro com indenização integral, cancelar o seguro, após o pagamento da indenização, deduzindo do valor a ser indenizado a diferença de prêmio cabível. 

A Susep propõe ainda que conste das condições contratuais que o segurado seja obrigado a comunicar à seguradora, logo que saiba, qualquer fato suscetível de agravar o risco coberto, sob a pena de perder o direito à indenização se ficar comprovado que silenciou de má-fé. 

A seguradora poderá informar, por escrito, a decisão de cancelar o contrato – desde que o faça nos 15 dias seguintes ao recebimento do aviso de agravação do risco pelo segurado – ou, mediante acordo entre as partes, restringir a cobertura contratada. 

O cancelamento do contrato somente será eficaz 30 dias após a notificação ao segurado, devendo ser restituída a diferença do prêmio, calculada proporcionalmente ao período a decorrer. 

Na hipótese de continuidade do contrato, a seguradora poderá cobrar a diferença de prêmio cabível. 

Nesse sentido, deverá constar das condições contratuais que o segurado, sob a pena de perder o direito à indenização, deverá comunicar o sinistro à seguradora tão logo tome conhecimento e adotar as providências imediatas para minorar suas consequências. 

Deverão ser estabelecidos critérios objetivos para o cancelamento, a suspensão e a reabilitação de coberturas, quando for o caso. 

Deverá também ser incluída cláusula de rescisão contratual, observadas as normas específicas de cada ramo de seguro. 

As sugestões poderão ser enviadas para a Susep, através do email [email protected], até o dia 09 de setembro.

________________________________________________________________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Tags: ,

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: