Notícias | 11 de outubro de 2018 | Fonte: Jadilson Feitosa

Corretor de Seguros Anjo Protetor que possibilita Novos Começos

Por Jadilson Feitosa

No ano de 1997, eu trabalhava em uma Agencia do Banco Bradesco e certa tarde uma    estudante do ensino médio foi ao meu local de trabalho para obter  informações sobre o mercado segurador, tais informações se fazia necessária como parte do conteúdo da disciplina de Economia, contida no curso de formação técnica em Contabilidade da Escola Estadual de Ensino Médio Acy de Barros,  escola localizada na cidade de Conceição do Araguaia, interior do Estado do Pará. Essa aluna foi à citada agência como parte da peregrinação aos lugares que ela acreditava fornecer informações sobre seguros e até então não havia obtido êxito. Foi numa de suas andanças que alguém lhe deu a seguinte informação: “Lá no Bradesco há uma pessoa que trabalha só com seguros”. Na verdade o objetivo dessa aluna era recrutar alguém para palestrar sobre seguros em sala de aula, pedi um tempo e fui buscar informações no único lugar que eu conhecia, o Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado do Pará – SINCOR / PA. Passado alguns dias o SINCOR me enviou uma material com várias cartilhas, alguns livros e informações oriundas da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros – FENACOR e da Escola Nacional de Seguros – ENS que tratavam do tema

CULTURA DO SEGURO.

Confesso que apesar de ser Corretor de Seguros já a algum tempo, fiquei surpreso com aquele material e por ser, além de profissional, um amante da história dessa profissão, apreciei muito  ler sobre os temas: os navegadores fenícios e as primeiras associações de seguros,  a importância do Reino Unido, o surgimento do Lloyd’s of London , a influência da revolução industrial na propagação do seguro e da participação de Dom João VI de Portugal na implantação da primeira CIA de Seguros do Brasil. Entre tantas informações uma cartilha com a imagem do Corretor de Seguros com uma pasta na mão e asas de anjo me chamou bastante atenção, era uma  associação que a FENACOR e ENS estabelecia entre o Corretor de Seguros, sua importância para difusão da cultura de seguros no Brasil e principalmente o papel do Agente de Seguros como um “Anjo protetor na vida das pessoas”, a partir do contato com esse material passei  a difundir a ideia de que “seguro somente com corretor de seguros”, enxerguei também o quão importante é ter um elo de ligação em base nacional  como o papel exercido pela FENACOR e do suporte educacional da ENS e claro dos SICORS, que fazem essa distribuição de informações na ponta. Sem essa estrutura o mercado seria marginal como acontece com as associações de proteção veicular, e ainda que estejamos regulamentados a décadas, é fundamental haver uma liderança e pessoas que lutem pelo desenvolvimento e fortalecimento da categoria.

Isso ficou na minha mente e sempre me recordo dessa imagem em situações que envolvem indenizações e/ou a falta de seguro no momento de um acontecimento sinistro.

O corretor de Seguros tem essa característica de ser um consultor responsável pela saúde financeira dos clientes, familiares, amigos, conhecidos e de todos que necessitam desse serviço.

Recentemente perdi um amigo que sempre contratou Seguro Automóvel e Residencial comigo, somente após seu falecimento percebi que ele estava sem o Seguro de Vida e a Previdência Privada, confesso que houve uma certa frustração da minha parte, por não lhe ter oferecido esses dois seguros. Agora vejo com pesar seus filhos e sua esposa passando por momentos difíceis, inclusive financeiro, devido a sua precoce partida. Nesse episódio eu poderia ter sido mais que um corretor ou um amigo, poderia ter sido o seu “ANJO DA GUARDA”, nesses casos, mais que trazer segurança, o corretor tem verdadeiramente um papel angelical.

-O que buscam as pessoas que querem um seguro? Em sua opinião qual a finalidade do seguro? – Perguntei para um estagiário, e embora ele não fosse o funcionário mais brilhante de todos que já passara pela nossa empresa, surpreendentemente ele me respondeu!  “O seguro possibilita as pessoas um novo começo!”.

E um novo começo é diferente de começar do zero, um novo começo significa que já existe alguma coisa para recomeçar e para os que tem seguro, obviamente o capital oriundo da indenização trará um certo conforto nesse recomeço. Segurança e tranquilidade é a melhor tradução de seguro no Brasil.

Recentemente em viagem a Farroupilha, no Rio Grande do Sul, o apresentador Luciano Ruck, abriu para a criançada fazer qualquer pergunta que quisessem para ele.

Ana perguntou: Qual é seu maior medo?

E o apresentador Luciano Huck ressaltou ser essa uma excelente pergunta! Qual o meu maior medo? Repetiu o apresentador, e respondeu:

Quando você é pai, você tem uma vontade enorme de proteger seus filhos, sua família. E muitas vezes você perde o controle disso, que não depende só de você. “Então, meu maior medo é de perder o controle do que posso fazer pelos meus filhos”. A gente sofreu um acidente de avião, eu, meus filhos e minha mulher. E é um pouco angustiante, a gente gosta de ter a vida no controle, de você poder preservar seus filhos, protegê-los, prepará-los para o mundo, educar direito, não quer que fique doente, um monte de coisa. E, quando a gente caiu de avião, e meu filho tinha me perguntado ‘pai, esse avião é seguro? Antes de entrar no avião e eu falei ‘claro, meu filho, pode entrar’, e o avião caiu. E aí vem aquela reflexão de você perder o controle da sua vida, de perder o controle sobre a proteção dos seus filhos, o bem-estar da sua família. Então, desde então eu reflito muito sobre essa sua pergunta, do que que eu tenho medo. E eu tenho medo de algo de mau que aconteça com a minha família, com meus filhos. É isso, meu maior medo é esse. Boa pergunta.”

Tantos riscos envolvidos nesse episódio, Vida, Previdência Privada, Seguro Saúde, RETA, Cascos Aéreos e Assistência Emergencial. Não podemos prever os acidentes, mas certamente podemos nos prepararmos e procura atenuar suas consequências. Certamente há um ou vários corretores de seguros envolvidos nessa operação, todos federados pela FENACOR, formados e constantemente atualizados pela Escola Nacional de Seguros – ENS. É justamente num acontecimento como este que fica mais perceptível a grande importância do profissional Corretor de Seguros um Consultor Financeiros e de Riscos Gerais. Quase sempre as coberturas de uma apólice de seguros foram sugeridas a partir da consultoria de um corretor de seguros que ponderou vários fatores e riscos para chegar a uma proposta mais próximo do ideal.

Já um colega de corretagem de seguros me confessou em um momento em que passava por dificuldade financeira: “Tenho receio de que meu filho me peça um leite ou um biscoito e eu não posso dar a ele”.

Há mais ou menos dois mil anos, Jesus havia anunciado a seus discípulos que teria que partir para junto do Pai e isso causou comoção entre eles e gerou uma crise de insegurança e vazio, então ele os acalmou dizendo.

— Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.

João 14: 1 – 3, Bíblia NTLH.

A resposta devolveu aos seus seguidores confiança para continuar a viver independente do que estava por vir.

Os três exemplos narrados têm algo em comum, filhos naturais no caso do Luciano Huck e do Corretor de Seguros e filhos de fé no caso dos discípulos de Jesus, então chegamos à seguinte conclusão, o que todo pai quer é tranquilizar e planejar melhor o futuro daqueles que dependem dele. Atualmente a melhor forma de amenizar os possíveis problemas e suas consequências é ser previdentes quanto às perdas materiais e financeiras, adquirindo para esse fim uma Apólice de Seguros.

Essa é a grande sacada do seguro, a administração mais controlada das coisas que virão, não que venha a resolver todos os nossos problemas e nossas incertezas, mas vislumbrar a possibilidade de sempre poder ter um novo começo.

Um pastor evangélico me explicou certa vez, porque fazia seguro apesar de ser um homem de fé e liderar um rebanho de mais de 3.000 mil pessoas. Para justificar sua atitude ele citou um texto bíblico que afirma que o Patriarca Jó, era um homem que se desviava do mal, era também alguém que fugia de forma cautelosa de acontecimentos ruins, era precavido em relação as coisas do dia-a-dia, enfim um homem que preferia se organizar para  não passar por dificuldades.

Quando eu não puder mais ser corretor de seguros deixarei também de dar esperança às pessoas, porque meu papel na humanidade consiste em trazer tranquilidade aos corações esperançosos por uma solução mais controlável dos acontecimentos futuros.

Ser corretor de seguros é entrar na intimidade das pessoas, no tocante à saúde, as finanças e os bens e a própria vida, as vezes saber de um câncer ainda em sua faze inicial ou terminal.

Isso aconteceu com um cliente de longas datas, quando o conheci nos cumprimentávamos de maneira formal com apertos de mão, quando ele descobriu que o filho tinha câncer e seis meses depois ele também, sua vida virou do avesso. O filho faleceu em fevereiro do ano seguinte.  Eu parei ele na rua, nos abraçamos e juntos choramos, alguns meses depois foi a vez dele. O mesmo partiu para a grande chamada do unigênito, para o grande tribunal das almas desencarnadas.

Muitas vezes sabemos o que não gostaríamos de saber.

E no caso em que um de nossos clientes for desmascarado ao tentar aplicar um golpe no seguro, como parte do nosso padrão de ética, pela saúde do mercado e por respeito aos outros clientes que se comportam de forma honesta, devemos denunciar mesmo que signifique a perda  não apenas de um cliente, mas também de um amigo.

Somos parte da vida de nossos clientes, assistimos eles crescerem, enriquecerem ou ficarem pobres ao perderem tudo. Alguns vimos até nascerem, crescerem, casarem, terem filhos e netos, e os vimos morrer também.

Por tudo isso, é de suma importância que tenhamos a exata dimensão de nossos papeis no seio da sociedade, não como aproveitadores do bom momento econômico, ou  como alguém que almeja apenas comissões, mas que sejamos parte viva da vida de nossos clientes, um verdadeiro ANJO PROTETOR nos momentos de incertezas e de dificuldades, alguém que possa possibilitá-los UM NOVO COMEÇO através de uma APÓLICE DE SEGUROS contratada de forma consultiva.

2 comentários

  1. Luis Filipe

    13 de outubro de 2018 às 23:26

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

    • jadilson silva feitosa

      12 de novembro de 2018 às 16:01

      Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN