Notícias | 8 de abril de 2020 | Fonte: CQCS

Coronavírus: sinistralidade pode cair

O presidente da CNSeg, Márcio Coriolano, prevê uma queda na sinistralidade de ramos tradicionais neste semestre, produzida pela circulação menor de pessoas e de atividades nas grandes cidades, em razão do avanço da pandemia do coronavírus e do isolamento social. “Esses fatores contribuem para baixar a frequência de colisões e roubos de veículos, roubo e furtos de propriedades, além do recuo nos atendimentos eletivos na rede assistencial de planos e seguros de saúde privada”, afirma Coriolano, em seu editorial na nova edição da Conjuntura CNseg.

Contudo, ele projeta consequências negativas para o setor, mais adiante, em razão da alta na taxa de desemprego, acompanhada, na sequência, pela compressão da renda.

Para Coriolano, essa soma de fatores deve impactar as receitas e taxas de sinistralidade dos seguros, atingindo ramos tradicionais do segmento de Danos Responsabilidades, inclusive os seguros de Automóveis, Riscos Industriais, Responsabilidade Civil e D&O, além dos Seguros de Pessoas, principalmente nos casos do Vida Risco Coletivo e os Planos e Seguros de Saúde Empresariais. “A queda no setor agrícola deverá ser menor do que a prevista para os setores industriais, considerando menos severo o contágio em regiões de baixa densidade demográfica.

No entanto, esse segmento também será afetado pela nova dinâmica do comércio internacional e volatilidade do câmbio, o que trará consequências para o ramo de Seguro Rural e o de Propriedades de empresas da agroindústria, além dos Seguros de Pessoas e Seguros de Saúde.

Outro problema projetado por ele é o possível aumento do cancelamento dos contratos ou da inadimplência, decorrentes da pandemia, nos seguros massificados. Neste caso, deverão ser atingidos mais diretamente os seguros Habitacional (pela restrição de funcionamento das unidades de atendimento do Sistema Financeiro Nacional), Vida Risco, Prestamista, VGBL, PGBL e a Capitalização.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN