Notícias | 13 de março de 2020 | Fonte: Folha de São Paulo

Crise do coronavírus atinge programa de desestatização, diz secretário

Nesta semana, a Caixa Seguridade suspendei seu IPO, onde levantaria R$ 15 bilhões

O secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Salim Mattar, afirmou nesta quinta-feira (12) que o programa do governo federal de vender participações em estatais é atingida pelos desdobramentos do surto de coronavírus.

“A crise deflagrada pelo coronavírus atinge o mercado financeiro e o nosso projeto de desestatização”, afirmou ele em um post em sua conta no Twitter”. “A Caixa resolveu suspender o IPO da Seguridade onde levantaria R$ 15 bilhões.”

A Caixa Seguridade, braço de seguros e previdência da Caixa Econômica Federal, comunicou na noite da véspera que a sua controladora interrompeu a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da companhia, citando a atual conjuntura do mercado.

BOLSAS DERRETEM

Nesta semana, a Bolsa brasileira teve quatro circuit breakers, quando as negociações são interrompidas quando o Ibovespa supera 10%. Durante a interrupção, não há possibilidade de fechamento de negócios com ativos, derivativos e títulos de renda fixa privada.

Nesta semana, ele foi acionado na segunda (9), na quarta (11) e nesta quinta (12), logo na abertura dos negócios. Nos últimos dias, o avanço do coronavírus e a guerra de preço do petróleo derretem o mercados de ações.

Em 1997, países do Sudeste e Nordeste asiático enfrentaram crise financeira que interrompeu o crescimento econômico e se estendeu ao plano político, com a queda de governos. Ao todo foram três vezes que o circuit breaker foi acionado. Nos anos seguintes, contaminou outros países emergentes, como Rússia, Brasil e Argentina, tornando-se a primeira crise da era das finanças globais. O fenômeno foi disparado por processo de fuga de capital e deflação de ativos financeiros das economias da região Mladen Antonov/AFP

O clima de pânico continuou na quinta-feira (12). A Bolsa brasileira novamente bateu os 10% e o circuit breaker foi acionado pela terceira vez na semana e duas vezes em uma hora de funcionamento.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN