Notícias | 16 de janeiro de 2020 | Fonte: Gauchazh Trânsito

Contribuinte sem conta bancária não pode pedir reembolso de Dpvat; tire outras dúvidas sobre ressarcimento

Os proprietários de veículos sem conta corrente ou conta poupança em bancos não poderão solicitar o reembolso do valor extra pago pelo seguro Dpvat 2020.

A necessidade de uma conta no nome do proprietário do veículo é uma regra reafirmada pela Seguradora Líder:”A restituição será feita por meio de depósito, exclusivamente na conta do proprietário. Esta ação é fundamental para garantir a segurança do procedimento”, afirmou em nota. O site da Líder para efetuação do reembolso entrou no ar na manhã desta quarta-feira (15), quando apresentou instabilidade. Durante a tarde, GaúchaZH não registrou problemas no acesso.

Até quando dá para ficar sem pagar o Dpvat

Podem solicitar a restituição os proprietários de veículos que pagaram valores cobrados antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que restabeleceu as taxas mais baixas do seguro obrigatório. Para carros, a devolução é de R$ 10,91 e, para motos, de R$ 72,28.  “É importante reforçar que o pagamento é somente na conta do proprietário e a data do pagamento é a data do comprovante. Além disso, é relevante que os valores sejam colocados com exatidão no site. A restituição pode ser solicitada ao longo de todo o ano de 2020 e não é condição para o licenciamento”, informou a Líder.

Como fazer o pedido de ressarcimento

O pedido de ressarcimento do valor extra é feito pela internet, acessando o site de Restituição do Dpvat.

O valor extra será depositado pela Seguradora Líder diretamente na conta corrente ou conta poupança do proprietário do veículo.  Para fazer a solicitação, os proprietários de veículos deverão informar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou CNPJ (Cadastro de Pessoas Jurídicas) do proprietário; Renavam do veículo; valor pago; data em que o pagamento a mais foi realizado; dados bancários (banco, agência e conta corrente ou conta poupança do proprietário); e-mail de contato e telefone de contato.

Ao enviar a solicitação, o proprietário receberá um número de protocolo para o acompanhamento da restituição, no mesmo site.

Após o cadastro, a restituição será processada em até dois dias úteis, dependendo apenas da compensação bancária para a sua finalização.

Já o pedido de ressarcimento para frota de veículos de empresas deve ser feito pelo e-mail restituicao.dpvat@seguradoralider.com.br.

Susep abre canal para reclamações

Devido ao registro de problemas, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão vinculado ao Ministério da Economia, abriu um canal par reclamações referentes à restituição do Dpvat, em seu site.

Tire algumas dúvidas

1) Como proceder proprietários de veículos que não têm conta corrente ou conta poupança para solicitar o ressarcimento?A restituição será feita por meio de depósito, exclusivamente na conta do proprietário. Esta ação é fundamental para garantir a segurança do procedimento.

2) A partir de quantos veículos as empresas (CNPJ) não podem usar o formulário e devem enviar e-mail para solicitar ressarcimento?Os proprietários de frotas de veículos devem enviar um e-mail para restituicao.dpvat@seguradoralider.com.br

3) O que fazer quando o veículo foi comprado por meio de financiamento e no documento consta como proprietário o banco?Neste caso, o leitor deve entrar em contato com a Central de Atendimento: 4020-1596 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 022 1204 (outras regiões).

4) Quais os canais da Líder para atendimento de dúvidas de segurados sobre ressarcimento?A empresa disponibiliza o atendimento amplo a todos os segurados e beneficiários por meio de sua central de atendimento telefônico, SAC, chat, e-mail e redes sociais.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN