Notícias | 8 de novembro de 2019 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

A contribuição da tecnologia para o bem-estar

Smart city concept. IoT(Internet of Things). ICT(Information Communication Technology).

Que a tecnologia revolucionou os costumes ninguém duvida. A tecnologia vem transformando hábitos e como não poderia deixar de acontecer vem mudando o mercado de seguros. Não apenas na forma de fazer negócios ou acelerar processos, mas também na forma como as pessoas se relacionam com a seguradora.

A popularização dos smartphones, por exemplo, permitiu que as seguradoras criassem aplicativos para promover bem-estar e estimular os usuários a cuidar melhor da saúde, ganhar tempo em vistorias ou ainda ganhar bônus para renovação do seguro ao permitir que a companhia saiba como esse segurado dirige.

Durante o 13º Insurance Service Meeting que aconteceu em São Paulo, Regina Mello, superintendente médica da SulAmérica, disse existir uma série de iniciativas por parte das empresas  para o autocuidado da saúde desde educação e gamificação fazendo uso da tecnologia.

Lançado em abril deste ano pela Zurich, o aplicativo Zurich Driver ajuda a promover um trânsito mais consciente nas ruas e estradas, tornando os segurados da companhia melhores motoristas. ”Conseguimos dizer como o segurado está dirigindo. Segundo dados divulgados pelo Portal do Governo Estado de São Paulo, 94% dos acidentes fatais estão relacionados à forma de condução da pessoa. O propósito do Zurich Driver é incentivar as pessoas a serem melhores motoristas”, destaca Ismael José de Andrade Junior, Superintendente de Estratégia e Inovação da companhia.” 

Ainda em seguro auto, a  SulAmérica, por exemplo, oferece ao segurado a opção de fazer vistoria do veículo pelo celular. Com duração média de até cinco minutos, a vistoria do sinistro pode ser feita pelo smartphone, com o envio de fotos que permitem a avaliação, a distância, dos danos ao veículo segurado.

O orçamento e a autorização do reparo ocorrem em até duas horas úteis (dentro do horário comercial de 9h às 18h), enviados via e-mail ou SMS para o cliente.

Corretor na tecnologia

Essas transformações afetam diretamente o corretor de seguros. Os profissionais que têm um papel importante na divulgação do seguro, também são os principais divulgadores dos benefícios que o uso desses aplicativos podem ter na vida dos segurados. Afinal, se o corretor não explicar aos clientes o benefício do uso do aplicativo, o segurado não verá valor.

Mas não é só. O próprio corretor ao fazer uso da tecnologia no seu dia a dia pode ganhar maior produtividade, tempo disponível para atuar de forma mais consultiva no relacionamento com os seus clientes.

É preciso ter em mente que o mercado vem mudando e já permite a contratação de seguros por meio de plataformas digitais. Isso não tira o corretor do páreo, pelo contrário, já que ele é o principal canal de distribuição do produto. O corretor precisa estar atento e considerar a tecnologia como aliada para poder vender mais e atender melhor seus clientes.

Entender novas ferramentas de comunicação, fazer uso do marketing e procurar entender como age e qual o desejo desse novo consumidor é que vão fazer o corretor de seguros vender mais e melhor.

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