Notícias | 14 de maio de 2018 | Fonte: CQCS

Consultoria destaca eficiência na gestão das Provisões Técnicas do Seguro DPVAT

As provisões técnicas do Seguro DPVAT superaram a cifra de R$ 8,4 bilhões no encerramento de 2017. Cobertas integralmente por títulos públicos federais, a aplicação desses recursos em fundos exclusivos é acompanhada e ajustada por uma Comissão especializada, que tem tido sucesso em obter rentabilidade elevada, com níveis de segurança adequados. 

 

Uma avaliação recente da consultoria Aditus, empresa credenciada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), também destacou o fato das aplicações das provisões técnicas do Seguro terem uma das menores taxas de administração e de custódia do mercado. O estudo da Aditus levou em consideração 38 entidades que, juntas, administram mais de R$ 46 bilhões.

 

De acordo com a mesma consultoria, em termos de custódia incidente sobre o patrimônio dos investidores institucionais, o custo da Seguradora Líder com a prestação desse serviço é um dos menores da amostra. “Quando comparadas a fundos destinados a receber alocação de investidores institucionais de Entidades Fechadas e Abertas de Previdência Complementar (EFPC e EAPC), a taxa de administração praticada pela Seguradora Líder está entre os menores custos observados, apenas 0,15% por ano, sem performance”, exalta o Diretor de Planejamento, Finanças e Administração da Companhia, Milton Bellizia.

 

As aplicações financeiras oferecidas em garantia das provisões técnicas da Seguradora estão registradas na CETIP (Central de Títulos Privados), sob a custódia centralizada e os recursos são integralmente aplicados conforme a legislação estabelecida pela SUSEP e o CMN (Conselho Monetário Nacional). O custo de oportunidade utilizado pela Seguradora para avaliar os investimentos é a taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário). A carteira dos ativos garantidores da operação do Seguro DPVAT é formada, atualmente, por fundos de investimentos exclusivos (o Consórcio DPVAT é o único cotista), com classificação Anbima-Renda Fixa, 100% constituídos por títulos públicos federais.

 

Bellizia explica que a custódia e a controladoria dos ativos e das cotas são centralizadas. “Na qualidade de administradora do Consórcio, a Seguradora Líder-DPVAT é responsável pela Política de Investimentos e pelos mandatos dos fundos, idênticos para todos os gestores, que determinam os limites de risco, o percentual de alocação e as regras de movimentação de recursos, estas últimas considerando a meritocracia por performance. O monitoramento do desempenho da carteira de ativos é feito, mensalmente, por uma Comissão de Investimentos, cuja função inclui formular as referidas regras, propor ações e estratégias, sempre sujeitas à aprovação do Conselho de Administração”, comenta.

 

Todo o detalhamento de aplicações de 2017 pode ser encontrado no Relatório da Administração e Demonstrações Financeiras da Seguradora Líder, clicando aqui.

3 comentários

  1. GRINGS E SCHMITT CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    4 de junho de 2018 às 18:38

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. Alvaro Queiroz

    4 de junho de 2018 às 17:28

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  3. GUSTAVO ADOLFO ARAUJO CALDAS

    4 de junho de 2018 às 17:12

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN