Notícias | 19 de abril de 2004 | Fonte: Gazeta Mercantil

Consultoria cria sistema de controle interno

A consultoria Risk Office desenvolveu um sistema para apoiar as seguradoras e empresas de previdência na implantação de controles internos, determinada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Segundo a Circular 249 da Susep, as seguradoras e empresas de previdência têm até 30 de agosto para indicar a estrutura e os responsáveis pelos controles internos e até 31 de dezembro para torná-los operacionais.

De acordo com o consultor Francisco Fernandes, o sistema desenvolvido pela Risk Office oferece desde o método para abordagem de como deve ser a estrutura de controle interno da empresa, até as ferramentas de apoio para sua gestão. O serviço permite fazer o mapeamento dos riscos em cada uma das atividades da empresa e inclui treinamento de pessoal, afirma Fernandes. O custo do serviço varia conforme o tamanho e as necessidades do cliente.

Auto-avaliação

O sistema foi desenvolvido dentro do conceito de auto-avaliação de riscos e controles “Control Self Accessement” (CSA), o que traz benefícios, porque leva em conta as características de cada seguradora, disse Fernandes.

A idéia por trás da CSA é que cada pessoa possa avaliar o risco a que estão expondo a empresa. Isso permite que a diretoria possa gerir o grau de risco a que está exposta, afirma ele. “A utilização da metodologia CSA, incorpora os seguintes benefícios: visão de unidades e processos; abrangência de todas as categorias de riscos; envolvimento das pessoas; maior capacidade de detecção de riscos; auto-avaliação que leva ao autocontrole”, diz.

A contrapartida disso é o melhor funcionamento da área de controles internos, melhoria de resultados através da redução de riscos e de custos, facilidades para o monitoramento de compliance, flexibilidade na definição de parâmetros de avaliação e na validação de requisitos de controles.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN