Notícias | 19 de setembro de 2005 | Fonte: Gazeta Mercantil

Conseguro debaterá desafios do setor

Ministro Jobim e Cechin, ex-ministro da Previdência, já confirmaram presença no evento. Os novos desafios e as estratégias de expansão do mercado de seguros no Brasil diante das mudanças na política e na economia local e no mundo serão o tema central que norteará os debates a 3ª Conseguro – Conferência Brasileira de Seguros, Resseguros, Previdência Privada e Capitalização, que se realizará de 8 a 10 de novembro, no Centro de Convenções do Grand Hyatt Hotel. Pela primeira vez o evento acontecerá em São Paulo.

As duas primeiras edições foram realizadas no Rio, cidade que luta pela criação do Centro Internacional de Resseguro da América Latina.`Vivemos em um momento de grandes decisões. E esta é a hora de refletirmos, em conjunto, quais serão as metas e onde queremos estar daqui a alguns anos`, disse Antônio Cássio dos Santos, presidente da Mapfre Seguros e coordenador do comitê organizador do evento, que conta com cinco palestras e 30 painéis técnicos.

Segundo ele, há um enorme mercado a ser conquistado, formado por cerca de 77 milhões de pessoas que exercem algum tipo de atividade. `Todos têm seguro ou previdência? Claro que não`, acrescentou. Por isso, serão abordadas formas de conquistar essa população, por meio da análise de questões como a subscrição, os novos canais de distribuição, a utilização de tecnologia da informação, ou análise segmentada do público-alvo.

Para Santos, entre os tópicos decisivos para o setor estão a relação das empresas com o mercado consumidor, a transparência junto à sociedade, assim como os avanços regulatórios e legais necessários para a expansão do sistema. `Apesar desses assuntos terem sido abordados nas edições anteriores, eles deverão ser aprofundadas este ano`, comentou.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, já confirmou sua participação na abertura da Conseguro, com a palestra tema `Mudanças no Judiciário e suas Aplicações na Atividade`. Outro nome confirmado é o do ex-ministro da Previdência, José Cechin, que falará sobre a reforma previdenciária.

Entre os palestrantes internacionais, Beat Strebel, da Swiss Re, será o responsável pelo painel sobre `Impactos da Abertura de Resseguro no Brasil`; e Peter Höppe, executivo da Munich Re, abordará o tema `Mudanças Climáticas no Brasil e seus Impactos na Atividade de Seguros`.

Entre os temas de painéis técnicos já definidos, estão `Auto-regulação ou Alta Regulação?`, `Capitalização: Transformando para Crescer`, `Segmentação de Clientes: Oportunidades para o Setor Segurador`, `Fraudadores Oportunistas: Sugestões para o Combate`, `Precificação em Seguros e Taxa de Juros: Impactos e Tendências`, `Transformações na Qualificação Profissional no Setor de Seguros`, entre outros.

Este ano há cinco categorias de inscrições na 3ª Conseguro, com preços diferenciados para dias específicos e descontos especiais para grupos que se inscrevam de uma só vez.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN