Notícias | 9 de dezembro de 2015 | Fonte: Diário de SP

Conheça os 5 carros mais seguros do Brasil

Captura de Tela 2015-12-10 às 10.56.38Testes de colisão apontam quais modelos mais se destacam quando o assunto é segurança

O programa responsável por testar a segurança dos carros vendidos na América Latina, o Latin NCAP, completa cinco anos e divulga novos resultados que apontam os modelos mais seguros produzidos na região. O grande destaque fica por conta do Volkswagen Golf, que recebeu nota máxima tanto para adultos quanto para crianças.

Em seguida, vem o Honda HR-V, com quase a mesma pontuação do vencedor, com o Jeep Renegade em terceiro lugar. Em ambos os SUVs, os cintos e a ancoragem ISOFIX para cadeirinha infantil garantiram pontuação extra. Além disso, a forma como do habitáculo manteve sua integridade após o choque frontal e depois de simulação de batida lateral a 50 km/h também mereceu boa avaliação.

Outros dois carros da Honda ficaram entre os cinco primeiros colocados: o Fit e o City, que tiveram cinco estrelas para adultos e quatro para crianças. Por terem célula de sobrevivência menor, acabam expondo um pouco mais os ocupantes com partes da estrutura e da carroceria em caso de acidente. Veja abaixo os resultados dos cinco carros mais seguros de acordo com os testes do Latin NCAP, que também divulgou quais são os modelos menos seguros do mercado.

1º lugar: Volkswagen Golf

O Golf é o carro mais seguro dos 50 que já foram testados pelo Latin NCAP.Entre os fatores que contribuiram para o bom desempenho do hatch da marca alemã, destacam-se alguns, como as ancoragens para os sistemas de fixação de cadeirinhas para crianças, além da ótima dinâmica, de acordo com os engenheiros que fizeram os testes.
O carro também conta com estrutura feita de aços de alta e ultra-alta resistência, de acordo com a Volkswagen. Por dentro, os ocupantes contam com sete air bags para proteção em caso de acidente, inclusive em todas as janelas das laterais.

2º lugar – Honda HR-V

Quase empatado com o Golf, o modelo da Honda tem entre os destaques a proteção dos passageiros contra impacto frontal a 64 km/h, de acordo com o Latin NCAP, que também diz que o motorista encontraria fragilidade ligeiramente maior na região peitoral. O instituto também destaca que os cintos e a ancoragem ISOFIX para cadeirinha infantil garantiram pontuação extra.
Também mereceu boa avaliação a forma como do habitáculo manteve sua integridade após o choque frontal e depois de simulação de batida lateral a 50 km/h. De série, o crossover vem com dois air bags nas versões LX e EX.

3º lugar – Jeep Renegade

Eis o terceiro (e último) modelo dos 50 testados pelo Latin NCAP que receberam cinco estrelas tanto para adultos quanto para crianças. Segundo o instituto, “a estrutura do veículo é forte, os airbags e cintos de segurança protegem corretamente os ocupantes no impacto frontal, proporcionando uma boa proteção no impacto lateral”.
Trata-se da primeira vez que um modelo produzido no Brasil obtém a nota máxima em todos os quesitos – o Volkswagen Up havia conquistado cinco estrelas na proteção a adultos e quatro na proteção a crianças. De série, vem apenas com duplo air bag, Mas existe um pacote opcional com sete bolsas de proteção.

4º lugar – Honda City

O sedã compacto é o segundo dos três carros da Honda que entraram na lista dos cinco modelos mais seguros que foram testados pelo Latin NCAP. Tem itens semelhantes aos do HR-V, mas principalmente por causa da parte estrutural menor acabou tendo quatro estelas para proteção de crianças.
De qualquer forma, o instituto comentou que carroceria foi qualificada como estável, sendo capaz de suportar maiores cargas. De acordo como diz a lei, o City vem com duplo air bag de série. Assim como no HR-V, apenas a versão topo de linha EX-L vem com os laterais.

5º lugar – Honda Fit
Se o City entrou na relação dos cinco carros mais seguros do Brasil, não haveria como deixar o Fit de fora, que nada mais é do que a versão minivan com a mesma base do sedã. A diferença de pontos entre os dois é de décimos de unidade, conforme os critérios do Latin NCAP.
Na comparação com o City, o Fit tem a versatilidade como principal destaque, com bancos que podem ser dobrados e rebatidos, o que permite levar até objetos altos, como vasos e plantas no interior do carro. Segue o mesmo padrão de HR-V e City em relação aos air bags, apenas duplos nas versões DX. LX e EX.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN