Notícias | 30 de agosto de 2005 | Fonte: CQCS

Congresso discute a criação da CPI do IRB

O Congresso Nacional poderá aprovar, ainda hoje, a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para apurar denúncias de corrupção no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). A proposta será discutida por líderes da base governista e dos partidos da oposição na Câmara e no Senado durante encontro marcado para começar às 18 horas desta terça-feira.

A reunião, marcada a pedido do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, vai analisar o requerimento para a criação da CPMI, apresentado pelo deputado Carlos Willian (PMDB-MG), que já possui o número de assinaturas necessárias. O deputado sugere que sejam investigadas as denúncias de que o IRB teria sido usado em um esquema de corrupção para fortalecer o caixa de partidos políticos.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara já havia aprovado, em junho, o envio ao Tribunal de Contas da União (TCU) de pedido para que seja realizada auditoria nas operações realizadas pelo IRB entre janeiro e maio deste ano.

O requerimento para a investigação também fora apresentado pelo deputado Carlos Willian, que afirmou ter recebido denúncias de que, em maio, o IRB autorizara a liberação de uma indenização no valor de R$ 18 milhões, apesar do parecer contrário da assessoria jurídica do órgão. Ainda de acordo com o deputado, a diretoria do IRB teria recebido uma comissão de 30% no valor da indenização.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN