Notícias | 25 de outubro de 2005 | Fonte: O Estado de S.Paulo

Conferência discutirá seguros

Antonio P. Mendonça

A 3ª Conferência Brasileira de Seguros (Conseguro) acontece em São Paulo, nos dias 8, 9 e 10 de novembro.

É o grande evento promovido pelas seguradoras e por isso é um dos principais congressos do setor, tendo entre seus palestrantes nomes de destaque no governo, no cenário político e econômico, na iniciativa privada e nos meios acadêmicos.

A conferência deste ano é a primeira realizada fora do Rio de Janeiro e a escolha de São Paulo para sediá-la está em sintonia com a realidade nacional, já que mais da metade de todos os prêmios de seguros, contribuições dos planos de previdência privada aberta e capitalização são gerados no Estado.

A atividade seguradora nacional passa por um importante momento de consolidação, mas, além dele, passa também por um redesenho das companhias que atuam no País, e, por isso, algumas regras atuais, visando direcionar seu crescimento em consonância com o interesse social brasileiro, precisam ser revistas e mesmo substituídas por outras, mais afinadas com a realidade internacional.

Não há como desvincular uma série de acontecimentos no País e no mundo do que vai acontecer com o setor de seguros, inclusive aqui.

A radical mudança do clima, que parece consistente, exige o reposicionamento dos seguradores e resseguradores ante os grandes riscos naturais que ameaçam cada vez mais severamente as nações, entre elas o Brasil que, do dia para a noite, descobriu que tem tornados, tufões e mais uma série de cataclismos, a começar por pragas e epidemias humanas e animais, como acaba de mostrar a volta da febre aftosa, ainda que por conta da ineficiência da fiscalização.

Por outro lado, não há como desconsiderar os efeitos dramáticos do furacão Katrina sobre a economia mundial e sobre os contratos de seguros e resseguros em particular.

Os prejuízos indenizáveis mudam de patamar a cada novo desastre, abrindo a possibilidade concreta de, em pouco tempo, a atividade arcar com indenizações ainda maiores do que as que foram pagas em decorrência do atentado terrorista de 11 de setembro.

Some-se a isso o cenário de insegurança jurídica e a violência que corre solta pelo Brasil inteiro, que afetam diretamente os custos das apólices dos mais diversos ramos de seguros, e teremos uma pauta rica em temas dando sustentação e interesse para as palestras e discussões que deverão ocorrer durante a Conseguro.

Levando em consideração estes tópicos, os organizadores do congresso se esmeraram em criar o campo propício para uma discussão consistente acerca dos assuntos que interessam mais diretamente o futuro da atividade no país.

Para isso desenvolveram uma série de palestras e painéis abordando temas tão variados e tão vastos quanto a reforma do judiciário, políticas de redução da violência, abertura do monopólio do resseguro, custo Brasil, ética profissional, o futuro do corretor de seguros na distribuição de seguros, seguros agrícolas, qualificação das operadoras de planos de saúde, soluções alternativas de conflitos, respeito ao consumidor, etc.

Serão mais de 30 palestras e painéis à disposição dos mais variados e exigentes participantes, que terão, ao longo dos três dias da Conseguro, tempo para aprofundar discussões teóricas e práticas, conhecer novas realidades, trocar idéias e experiências, encontrar gente e tirar dúvidas sobre assuntos de interesse profissional.(1)

Com certeza, pela pauta proposta e pela qualidade dos participantes das palestras e painéis, a 3ª Conferência Brasileira de Seguros será uma oportunidade para executivos e profissionais ligados à atividade seguradora entrarem em contato com o que existe de mais moderno no setor, além de conhecer as novas tendências para garantia de riscos e minimização de prejuízos já adotadas, ou a serem adotadas, no mundo e aqui.

Para maiores informações entre no site www.conseguro.org.br

Antonio Penteado Mendonça é advogado e consultor, professor do Curso de Especialização em Seguros da FIA/FEA-USP e comentarista da Rádio Eldorado. E-mail: [email protected]

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN