Notícias | 29 de abril de 2004 | Fonte: Investnews

Concorrência com bancos afeta emprego no ramo de seguros

O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP), Leoncio de Arruda, disse que um dos fortes motivos para o desemprego na área de corretagem de seguros é a concorrência predatória de bancos.

Segundo ele, alguns bancos concedem liberação de empréstimos se o cliente adquirir outro produto. “Isso é o que se chama de “cláusulas de reciprocidade”, popularmente conhecida como “venda casada”, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo Conselho Monetário Nacional.”

Segundo Arruda, “a Legislação Brasileira proíbe uma seguradora de ter uma corretora e vice-versa, os Bancos operam exatamente assim. Segundo a Constituição não podem operar em nosso mercado. Isso é uma vergonha!”, alerta Leoncio. Para conseguir o crédito, o cliente deve contratar, paralelamente, um seguro qualquer de uma seguradora ou corretora do banco.

“Fechar contratos de seguros não é tão fácil como pensa boa parcela do público. Nós, corretores, temos de matar um “leão por dia”. Se não conseguirmos “matar”, as corretoras fecham e com isso aumentamos o rol de desempregados brasileiros”, conclui Leoncio.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN