por: Carolina Castro
SÃO PAULO – Estudo divulgado na última segunda-feira (28/06) pela Sigma, divisão de estudos e pesquisas da Swiss Re, a segunda maior resseguradora do mundo, revela que a venda de seguros no mundo todo em 2003 chegou a US$ 2,941 trilhões. Segundo a pesquisa, esse valor seria 2% superior ao do desempenho registrado em 2002.
Ramo vida cai enquanto não vida registra alta
Para análise do setor de seguros, o estudo dividiu-se entre dois segmentos: vida (life) e não vida (non-life). Dessa forma, constatou-se que a leve queda de 0,8% no ramo vida foi minimizada pela expressiva alta de 6% no segmento non-life, no ano passado.
Segundo o levantamento, no entanto, tal comportamento divergente dos dois grupos pode ser verificado durante os últimos anos. Em 2003, o segmento vida totalizou US$ 1,673 trilhão em vendas, contra US$ 1,268 trilhões do ramo non-life.
O estudo indica ainda que, no ano passado, os países industrializados compraram em torno de 90% do total de seguros, enquanto os mercados emergentes responderam por cerca de 10% da demanda do setor.
A alta registrada em 2003 pelo segmento de não vida, segundo a Sigma, deveu-se à alta do preço médio do seguro do ramo no mundo. O aumento das taxas do seguro de responsabilidade social para terceiros, neste contexto, foi o principal responsável pela alta no volume de prêmios.
Setor segue otimista em 2004
As expectativas do setor para 2004 são otimistas. A Swiss Re acredita que o movimento de recuperação das vendas registrado em 2003 seja uma tendência que também deverá ser mantida este ano.
De acordo com Thomas Hess, coordenador do departamento de pesquisa econômica e consultoria da Swiss Re, ambos os ramos de vida e bens devem apresentar desempenhos positivos em 2004, recuperando-se das perdas registradas nos últimos anos. `O crescimento de vendas do setor neste ano deve acelerar esse processo de recuperação do setor`, destaca Hess.