Notícias | 27 de agosto de 2003 | Fonte: Jornal da Tarde

Companhias são investigadas pela SDE

Dezenove companhias seguradoras estão sendo investigadas pela Secretaria de Direito Econômico (SDE), por suposta conduta anticoncorrencial. A denúncia partiu da Associação dos Reparadores de Veículos (Abrive), que acusou as empresas AGF Brasil Seguros, Marítima Cia. de Seguros Gerais, Finasa Seguradora, General Accident Cia. de Seguros, Generalli do Brasil Cia. Nacional de Seguros, J. Malucelli Seguradora, Cia. de Seguros Minas Brasil, Nacional Cia. de Seguros, Novo Hamburgo Cia. de Seguros Gerais, Cia. Paulista de Seguros, Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais, UAP Seguros Brasil S.A., Cia. União Seguros Gerais, Itaú, Vera Cruz Seguradora S.A., Unibanco, Bradesco, Real e Sul América de impor o uso de oficinas credenciadas ao segurados, além de divulgar uma “lista negra” com nomes de oficinas consideradas incapazes de realizar os reparos.
Dia 7, as Comissões de Fiscalização Financeira e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados também convocaram representantes do setor para discutir os abusos cometidos pelas seguradoras. As acusações foram sobre concorrência desleal, incentivo ao roubo de veículos e elaboração de listas negras de oficinas e de segurados.
O presidente do Sindicato da Indústria de Funilaria e Pintura de São Paulo (Sindifupi), Angelo Coelho, foi quem afirmou que as seguradoras usam peças de desmonte para recuperar carros danificados. Ele alegou possuir provas documentais de que elas participam da indústria do roubo de carros no Brasil. Já a denúncia que as elas estariam impondo aos segurados o uso de oficinas credenciadas partiu do promotor de Justiça do Consumidor de Santos, Edson Corrêa Batista. Segundo ele, as companhias estão na mira do Ministério Público de São Paulo há mais de 3 anos.
O promotor de Justiça do Consumidor de Campo Grande (MS), Amilton Plácido da Rosa, denunciou, ainda, que as seguradoras têm criado “listas negras” dos consumidores que não aceitam suas imposições. Ele sugeriu a modificação de normas da Susep e pediu a instauração de uma CPI.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN