Notícias | 16 de abril de 2020 | Fonte: JM Online

Companhias de seguro de vida retiram cláusula de exclusão de morte por pandemia

Os contratos excluíam o pagamento da apólice se a morte decorresse de pandemia, mas seguradoras têm optado por incluir a cláusula por um bem maior

Companhias de seguro começam a retirar os riscos de pandemia das cláusulas de exclusão de apólice de seguro de vida. A informação é do corretor de seguros Tiago Souto.

A princípio, segundo ele, as seguradoras estavam paradas em razão desta cláusula de exclusão. Isso porque os contratos de seguro de vida preveem que mortes por pandemia ou epidemia declarada por órgão público garantem o não pagamento da apólice. Neste sentido, muitas apólices foram negadas por mortes decorrente de Covid-19 em todo Brasil.

Porém, Tiago Souto revela que nos últimos dias grande parte das empresas decidiu retirar a cláusula de exclusão por um bem maior à sociedade. “As grandes seguradoras do mercado, 90% delas, retiraram essa cláusula de exclusão, por uma questão de bem social. Os contratos já existentes agora vão indenizar normalmente”, diz.

De acordo com ele, a cláusula de exclusão de pandemia visava preservar o equilíbrio financeiro das empresas de seguro, ou seja, do fundo mútuo que suporta os pagamentos.

No entanto, ele esclarece que para novos contratos de seguro de vida, a cobertura por morte decorrente de pandemia, como coronavírus, por exemplo, terá noventa dias de carência para o recebimento da apólice. “Portanto, se você tem um familiar internado com a doença e quer fazer um seguro de vida, terá de obedecer a estes noventas dias”, explica.

Além disso, as companhias de seguro estão oferecendo descontos atraentes para renovação dos contratos, para dar fôlego ao setor, em meio à crise econômica gerada pela pandemia. Segundo ele, os descontos podem chegar a 40% e valem para todos os tipos de apólices. “Se não houver um bom desconto nos contratos vigentes, as companhias de seguro temem não conseguir renová-los”, esclarece.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN