Notícias | 25 de setembro de 2020 | Fonte: Carro Bonito

Como Escolher o Melhor Seguro de Carro

Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve ter ao contratar um seguro de carro.

Ao adquirir um carro, uma das coisas mais importantes a se fazer é contratar um seguro, pois esse serviço protege o proprietário contra roubos e avarias, evitando que ele tenha prejuízos financeiros. Basicamente, o seguro veicular oferece cobertura para casos de colisões, roubos, furtos, entre outras coisas.

Caso aconteça algum sinistro envolvendo o automóvel, a seguradora é quem arca com todas as despesas, conforme os termos acertados em contrato. Vale ressaltar que o seguro é diferente da proteção veicular, visto que esta segunda é um serviço oferecido por cooperativas que fornecem determinadas proteções, que são pagas pelo fundo recolhido dos cooperados. A proteção veicular não é regulada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), como ocorre com o seguro.

Pesquise e compare as seguidoras

Na hora de contratar um seguro de automóvel, muitas pessoas se preocupam apenas em analisar o tipo de cobertura oferecida, deixando de lado as informações sobre a empresa, o que pode trazer surpresas desagradáveis no futuro. Portanto, é imprescindível pesquisar sobre a reputação da seguradora no mercado.

Verifique qual é a imagem da companhia na internet, se há muitas reclamações nas suas páginas online. Se possível, converse com quem já contratou o serviço e questione como ele é prestado. Além disso, é recomendado pesquisar pelo nome da seguradora no portal da SUSEP para confirmar se ela está autorizada a funcionar.

Outra questão é comparar as coberturas das seguradoras, uma vez que algumas oferecem serviços limitados, que não contemplam as necessidades do seu veículo.

Leia também:  Recall do Ford Fusion – Problema no Cinto de Segurança

Defina as coberturas que você precisa

Para saber quais são as suas necessidades e, assim, escolher as coberturas ideais para o seu perfil, é indicado analisar qual é a sua rotina. Liste as atividades para as quais você utiliza o carro, como para trabalhar, quais horários ele é usado, bem como os riscos que está exposto.

No geral, as coberturas mais oferecidas pelas seguradoras incluem furto, roubo, colisão, desastres naturais, incêndio, danos a terceiros, proteção para terceiros, queda de raio, Acidentes Pessoais de Passageiros (APP), kit gás, vidros, assistência 24 horas, higienização em caso de alagamento.

Preste atenção nas coberturas adicionais

Além das coberturas tradicionais, há as adicionais que podem complementar o serviço. Se você deseja obter uma cobertura extra, cheque com a seguradora se ela oferece a personalização do seguro.

É possível adicionar quantas coberturas você quiser. No então, recomenda-se tomar cuidado para que você contrate somente as coberturas que são necessárias para o seu carro, do contrário o preço do seguro pode ficar pesado por causa de um serviço que você provavelmente não vai utilizar.

Contrate um carro reserva

Você utiliza o seu carro para trabalho e não pode ficar sem? A melhor alternativa é incluir no seu contrato a opção de utilizar um carro reserva caso o seu veículo sofra algum sinistro.

Desse modo, você não fica a pé enquanto o seu automóvel está no conserto, sem arcar com custos extras. O carro reserva é disponibilizado por sete dias, mas o seguro pode solicitar mais dias.

Selecione a franquia adequada

A franquia do seguro corresponde a participação que o segurado paga para utilizar o serviço. Os custos da franquia podem ser percentuais ou fixos, de acordo com os danos do carro. Existem três tipos de franquia, a básica, a reduzida e a aumentada.

Quem tem mais riscos de sofrer um acidente deve optar por um seguro de valor menor para não ter um grande impacto financeiro, por exemplo. Quem é mais cuidadoso no volante e tem menos chances de sofrer um acidente pode selecionar uma cobertura de valor alto. Já a cobertura básica equilibra o valor de custo e do prêmio.

Confira a área de abrangência do seguro

Muitas pessoas pensam que a cobertura do seguro é válida para todo o país, mas não é bem assim. Nem toda a seguradora garante a proteção o motorista fora da sua localidade. Diante disso, é preciso consultar qual é a abrangência do seguro contratado.

Caso você use o seu carro para viajar, é necessário comunicar isso a seguradora para que ela ofereça uma cobertura específica e adequada para o seu perfil. Com a cobertura certa, você poderá viajar tranquilo.

O seguro de carro é fundamental para lhe preservar perante eventuais incidentes. Por mais que você seja um motorista cuidadoso, todo mundo está sujeito a imprevistos e, se eles acontecerem, um bom seguro evita transtornos e dores de cabeça.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN