Notícias | 9 de novembro de 2005 | Fonte: Seguros.com.br

Começa em Brasília 3º Fórum de Certificação Digital

O ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, em parceria com o Instituto CONIP, está realizando, entre os dias 08 e 10 de novembro, o 3º Fórum de Certificação Digital, na cidade de Brasília. O Fórum terá três eixos principais: um de aplicações práticas (dia 08), um de homologação (dia 09) e outro voltado para questões normativas (dia 10). Seu público alvo abrange técnicos de órgãos públicos, empresas privadas, sociedade civil organizada e universidades que atuam com segurança da informação, privacidade e certificação digital.

Confira a programação para o dia de hoje, que abre o evento e debate as aplicações práticas da tecnologia da certificação digital:

ABERTURA – 09h às 10h30

Renato da Silveira Martini, Diretor-Presidente, ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação; Rogério Santanna dos Santos, Secretário, SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Ministério do Planejamento; Wagner José Quirici, Diretor Presidente, SERPRO – Serviço Federal de Processamentos de Dados; Prof. Hartmut Richard Glaser, Executivo, Comitê Gestor da Internet no Brasil; Enylson Camolesi, Coordenador, Comitê Gestor da ICP Brasil; Clarice Coppetti, Vice-Presidente de Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal; Serys Slhessarenko, Senadora da República, Senado Federal; Gen. Jorge Armando Félix, Ministro-Chefe, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

PALESTRAS do EIXO 1: Aplicações da certificação digital

Mesa 1: Programas Efetivos (parte 1) – 11h às 12h30

Componentes: Moderadora – Cristina De Luca, Jornalista, Gerente de Conteúdo, jornal O Dia, Rio de Janeiro; Eduardo Kenzi Antonini, Coordenador do e-Doc e Diretor da Secretaria de Informática, Tribunal Regional do Trabalho – 4ª Região; Robinson Herzeg, Gerente de Negócio, IMESP – Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Loreni Fracasso Foresti, Diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais, SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Ministério do Planejamento; Gilberto Netto, Coordenador de Certificação Digital, SERPRO – Serviço Federal de Processamentos de Dados.

Principais temas discutidos: “Por que adotar a Certificação Digital?”; “Quais os benefícios para a instituição e para a sociedade com a adoção da Certificação Digital?”; “Quais as dificuldades para a implantação?”; “Houve necessidades de mudanças processuais internas?”; “Que estão fazendo para ampliar a utilização da Certificação Digital?”.

Mesa 2: Segmento Bancário – 14h às 15h30

Componentes: Moderador – Ricardo Theil, CEO, Zetta Technologies; Delfino Natal de Souza, Gerente Nacional de Segurança da Informação, Caixa Econômica Federal; Jorge Fernando Krug Santos, Superintendente Executivo de Segurança de Tecnologia da Informação, Banrisul; Francimara Teixeira Garcia Viotti, Coordenadora do Grupo Técnico de Massificação da Certificação Digital, Febraban; Dorival Dourado, Superintendente de Operações de Telemática, SERASA; Eduardo Folly, Gerente de Produtos, Bank Boston.

Principais temas discutidos: “Qual o estágio efetivo de uso da Certificação Digital no segmento bancário?”; “Que mudanças organizacionais foram necessárias para a adoção da Certificação Digital?”; “Em quanto tempo chegará ao cliente?”; “Qual a relação entre dificuldade de uso x segurança para o cliente?”; “Em que aplicações será usada a Certificação Digital? Todas?”.

Mesa 3: Programas Efetivos (parte 2) – 16h às 18h

Componentes: Moderadora – Denise Direito, Assessora de Comunicação, ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação; Manuel Matos, Consultor, Rede do Bem-Estar Social; Marcos Nader, Diretor Geral, Comprova; Antônio Leonel da Silva Cunha, Coordenador – Projeto Universidade para Todos (PROUNI), Ministério da Educação.

Principais temas discutidos: “Por que adotar a Certificação Digital?”; “Quais os benefícios para a instituição e para a sociedade com a adoção da Certificação Digital?”; “Quais são os impactos sociais possíveis de se antever com a adoção da Certificação Digital?”; “Quais os possíveis fatores limitantes para a adoção da Certificação Digital?”; “Que estão fazendo para ampliar a utilização da Certificação Digital?”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN