Notícias | 10 de dezembro de 2020 | Fonte: Icatu Seguros

Com deduções de até 12% do IR, fundos de previdência são atrativos para renda extra de fim de ano, informa a Icatu

Fim do ano é, tradicionalmente, um momento de se pensar em novas rotas para o futuro e, também, para muitos, de contar com aquele recurso extra – como 13º salário, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), bônus e outros benefícios. Em um cenário de juros baixos, avaliar o que pode ser feito para tornar esse recurso um investimento rentável, que traga tranquilidade e segurança, é um bom exercício. 

Aplicar parte desses recursos em previdência privada passa a ser uma importante opção, já que é possível deduzir até 12% do valor da renda anual ao ano da base de cálculo do imposto de renda. Para aproveitar o benefício fiscal, o participante tem até o final de dezembro para contratar um novo plano PGBL ou realizar seu aporto no plano que já possui.

A Icatu Seguros oferece diversos fundos da sua grade com valores de entrada reduzidos para facilitar as novas contratações.Segundo o diretor de Produtos de Previdência da Icatu, Henrique Diniz, os consumidores estão cada vez mais atentos às opções de investimento em previdência, gestoras de fundos, formas de contratação e comparação de produtos.

Com fundos para todo tipo de investidor, aproveitar dinheiro extra de fim de ano para fazer um aporte é sempre uma forma saudável de aplicação. Para obter ganhos por meio do incentivo fiscal, a melhor opção é realizar aporte ou até mesmo iniciar um plano de previdência privada pelo modelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), podendo abater até 12% da renda tributável total ao ano da base de cálculo do imposto de renda, antes de qualquer dedução.

Neste caso, é preciso que a declaração do Imposto de Renda utilizada seja a completa. O benefício não é válido para a declaração simplificada. Embora não seja dedutível do imposto de renda, a modalidade VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) também pode ser uma boa opção para quem faz a declaração de imposto de renda de forma simplificada ou é isento.

Neste caso, a tributação feita no momento do recebimento do benefício será apenas sobre o rendimento ao longo do tempo, e não sobre o valor total acumulado, como ocorre na modalidade PGBL. “Investidores precisam de consultoria especializada. Nossa missão é ajudar as pessoas e famílias a atingir seus objetivos a partir de uma análise ampla e de acordo com seu perfil de risco e horizonte de investimento.

Há um novo horizonte para a experiência do usuário: queremos que nossos clientes tenham a liberdade para escolher estratégias de investimento, gestoras de fundos, formas de contratação, além de facilidades para comparar produtos. Isso é muito mais do que simplesmente maximizar seus retornos financeiros. Focamos na educação financeira e planejamento de nosso cliente”, complementa Diniz. 

Apesar do período atípico, a Icatu percebeu menos resgates do se esperava – o que mostra que o cliente de Previdência foi resiliente e tem consciência da importância dos investimentos com retorno de longo prazo – além de uma entrada de recursos de clientes novos na carteira. Isso também tem refletido em um resultado positivo da portabilidade: R$ 1,2 bilhão até setembro. 

Maior marketplace de previdência do país, com cerca de 310 fundos em mais de 100 gestores dos mais renomados, a Icatu acredita que democratizar o acesso dos brasileiros a soluções financeiras é a melhor forma de planejar o futuro.

Por isso, nos últimos anos a empresa iniciou um movimento que vem ganhando ainda mais força em 2020: a criação de produtos variados que priorizam essa democratização, seja por meio da redução de aportes e aplicações mínimas mensais ou zerando as taxas de carregamento. A Icatu registrou, até setembro, 13% de crescimento em previdência.

A previsão é encerrar o ano com cerca de R$ 42 bilhões de reservas.  Segundo Henrique Diniz, os investidores estão optando por carteiras diversificados e diferenciadas. Antes, contribuíam muito na renda fixa dado o cenário de juros no passado, e a maior parte das contribuições está sendo direcionada para multimercados e fundos de ações.

“Com este cenário de juros baixos, discutimos muito a necessidade de ampliar a carteira de investimentos de longo prazo e, este ano, lançamos mais de um fundo a cada semana, de forma a atender a todos os perfis de investidores nesse cenário de juros”, explica o executivo.  

____________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN