Notícias | 21 de setembro de 2020 | Fonte: Extra

Com crise, seguradoras dão descontos e facilitam pagamento para renovação de seguro do veículo

A crise também chegou ao mercado de seguradoras de veículos, que estão oferecendo condições especiais para a renovação dos seguros em meio à pandemia. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), de janeiro a julho, o seguro de automóveis registrou uma arrecadação 5,3% menor do que a do ano anterior, resultado de descontos oferecidos e menos apólices vendidas. Além disso, estão sendo criadas coberturas personalizadas para atender à nova demanda. O momento é de pesquisar e negociar o melhor custo-benefício.

As seguradoras estão sofrendo com a queda nas vendas de veículos novos, que representam ainda a maior parcela de contratações de seguros. A estratégia passou a ser a renovação dos contratos.

— As empresas começaram a oferecer descontos em relação ao valor do ano passado, mais opções de parcelamento e até estenderam o bônus para a renovação fora do prazo. Entendemos que todos estão tentando redirecionar melhor os seus recursos e é preciso dar opções – afirmou Walter Pereira, presidente da Comissão de Automóvel da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Quem não oferece uma boa proposta perde o cliente. Os corretores de seguros orientam que é preciso comparar as opções de mercado que melhor se adequam ao momento.

— A melhor forma de avaliar se a proposta é mesmo vantajosa é fazer uma comparação de mercado. E é bom ter ajuda de um especialista, um corretor, para avaliar — diz Fabio Izoton, presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro.

Os microempresários Rachel Zan, de 48 anos, e Ronaldo Zan, de 54, decidiram migrar da seguradora com a qual mantiveram contrato por dez anos para uma outra concorrente que ofereceu um melhor preço.

— O corretor nos recomendou a mudança, já que conseguimos um valor de R$ 800 mais barato, podendo ser parcelado. Nunca tivemos problema com a seguradora anterior, mas agora na pandemia estamos buscando o que é melhor para o bolso — diz ela.

a

Há clientes que estão, inclusive, questionando se precisam mesmo dessa cobertura, já que estão com os carros parados nas garagens na maior parte do tempo. Os especialistas lembram que seguro é uma prevenção, e os riscos, mesmo que menores, existem. A alternativa pode ser uma cobertura menos ampla.

— Uma tendência é criar produtos com coberturas sob medida para alguns riscos, buscando um custo menor — diz Fabio Izoton.

Escolhendo o seguro

Mesmo com a percepção de que o risco esteja menor, o recomendado é não deixar de fazer o seguro.

— Mesmo para quem não está saindo de casa, há alguns danos e eventos que independem disso. E sempre há o risco de o dia em que sair ocorrer o sinistro. O importante é ver o que realmente precisa. Às vezes, não é exatamente o pacote padrão. Pode-se optar por uma cobertura de valor mínimo, retirando algo que não seja tão necessário — afirma Paula Sauer, planejadora financeira.

As corretoras estão investindo nessa cobertura personalizada, que pode fazer mais sentido e ser mais econômica, caso não se deseje uma proteção contra tudo. Pode-se escolher proteger o bem somente contra roubo, e não contra colisão, por exemplo. Um corretor pode verificar onde é possível cortar custos, já que ele pode entender os riscos envolvendo seu bairro e seu veículo e saber como a empresa avalia isso.

As seguradoras dão cotações diferentes, dependendo da região em que se mora, do carro, do uso e mesmo do sexo do motorista. Então, pode ser difícil avaliar sozinho condições diferentes. O importante é minimizar os principais riscos e encontrar uma apólice que caiba no bolso.

Agora, há também a opção de seguro “liga e desliga”, que só é válida para momentos contratados, não o tempo todo.

— Esse tipo de seguro é interessante para quem tem uma utilização baixa dos veículos, mas quem usa mais vai ver que sai caro. Não compensa — diz Fabio Izoton.

Riscos e preços menores

Para manter o segurado, as empresas estão negociando como podem. Em parte, os riscos diminuíram, o que permitiu que as empresas repassarem essa economia prevista. No Rio de Janeiro, onde há grande incidência de roubo de carros, e, por isso, o seguro é um dos mais caros do Brasil, o crime caiu 32% até julho, e o valor do seguro caiu mais que a média nacional.

— O Rio teve tem a peculiaridade do risco alto de roubo, que caiu bastante de fato. E com a crise, o preço do seguro caiu, em média, 10%, de janeiro a junho. Mas o cenário já parece estar mudando com a reabertura — disse Antonio Carlos Costa, presidente do Sindicato das Seguradoras RJ.

O desafio das empresas é conseguir prever esses riscos para passar a cotação mais justa, facilitar o pagamento em parcelas ou oferecer outra opção mais em conta. Mas há espaço para negociar.

— Fizemos uma reavaliação dos riscos para ver o que podíamos repassar e montamos uma estrutura de retenção de segurados. Oferecemos descontos e produtos com uma cobertura um pouco menor, ou apenas para um risco específico como roubo. E, às vezes, oferecemos até mesmo opções da nossa marca low cost, Azul. O importante é deixar o cliente satisfeito dentro do grupo — Gilmar Pires, diretor executivo da Azul Seguros, empresa do Grupo Porto Seguro.

A oportunidade foi tanta que algumas seguradoras conseguiram até mesmo aumentar as renovações na crise.

— Demos 20% de desconto, em média, para os que renovassem agora, e com isso vimos as taxas de renovação aumentarem mais de 20 pontos percentuais entre abril e julho deste ano comparado ao mesmo período do ano passado — afirmou José Luiz Machado, gerente de produtos na Youse.

Veja condições oferecidas para renovar o seguro do carro

Azul seguros/ Porto Seguro:

Na Azul Seguros, clientes do Cartão de Crédito Porto Seguro podem parcelar em até 12 vezes sem juros as contratações e as renovações do Azul Seguro Auto. A renovação também tem 5% de desconto.

Para quem quer fazer o cartão, há 5% de desconto na aquisição do Cartão de Crédito Porto Seguro e mais 5% em crédito na fatura após uso em compras.

Nos demais cartões de crédito, a renovação pode ser parcelada em até seis vezes sem juros.

Já na seguradora Porto Seguro, é possível parcelar a renovação em 12 vezes sem juros no Cartão Porto Seguro.

Bradesco Seguros Auto

Permite o pagamento em até dez vezes sem juros na modalidade débito em conta em qualquer banco, para qualquer seguro individual de automóvel, em novas apólices e/ou renovações.

Para o produto Bradesco

Tem o Seguro Auto Light, com cobertura entre 80% e 90% da Tabela Fipe e valor até 30% mais barato, em média, do que o seguro tradicional. Pode ser parcelado em até dez vezes sem juros.

Agora tem atendimento de assistência via WhatsApp.

Santander Auto

A seguradora permite que o cliente dilua o valor do seguro nas parcelas do financiamento do carro. O bem fica segurado por até 36 meses, sem a necessidade de renovar o seguro de um ano para o outro e tornando os valores mensais mais acessíveis. Também conta com vistoria do carro 100% digital.

Youse

Durante a pandemia, a empresa oferece desconto no preço de renovação de 20%, em média, e a liberação de assistências gratuitas independentemente do seguro contratado.

Além disso, é possível adaptar seu seguro para deixar o valor mais barato neste período. O usuário escolhe individualmente que coberturas e assistências ele precisa e paga um valor final personalizado.

Também oferece um pacote de seguro de automóvel específico para a quarentena, composto por coberturas mais básicas como roubo, furto, incêndio e assistência guincho, que no comparativo com um pacote de serviços mais completos, pode gerar economia de 44% para o cliente.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

Um comentário

  1. 21 de setembro de 2020 às 14:37

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN