Notícias | 27 de julho de 2020 | Fonte: GrupoCultivar

CNA, Mapa, entidades e seguradoras avaliam produtos de seguro para trigo

Foi o quarto encontro para discutir as alternativas de seguro rural nas atividades agrícolas, com a participação de produtores rurais, representantes dos setores público e privado e seguradoras.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na última sexta-feira, 24 de julho, de reunião, por videoconferência, do projeto Monitor do Seguro Rural para discutir e avaliar os produtos e serviços de seguro disponíveis para a cultura do trigo.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a CNA e outras entidades do setor. Foi o quarto encontro para discutir as alternativas de seguro rural nas atividades agrícolas, com a participação de produtores rurais, representantes dos setores público e privado e seguradoras.

Segundo a assessora técnica da CNA, Carolina Nakamura, uma das principais demandas dos triticultores foi o desenvolvimento de seguro para qualidade do trigo.

“O maior problema do trigo é a qualidade, pois o excesso de chuva ou geada tardia impactam na qualidade do trigo. As seguradoras se pronunciaram em relação ao questionamento e a maioria delas está estudando, mas que ainda não tem previsão para lançamento desse tipo de produto”, disse Nakamura.

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Pedro Loyola, a demanda por seguro de trigo está alta neste ano, pois as contratações em 2020 já superaram as do ano passado.

“O seguro para trigo está com alta procura neste ano e até o momento já tem mais de 527 mil hectares segurados. Em 2019, os estados que mais demandaram seguro para trigo foram Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina”.

Durante a videoconferência, o vice- presidente da Comissão de Seguro Rural da FenSeg, Daniel Nascimento, fez uma apresentação sobre os tipos de produtos e serviços disponíveis no mercado para os produtores de trigo. Para o cereal, os produtos existentes são de multirrisco e de risco nomeado, para granizo e geada.

De característica mais geral, outra dúvida apresentada pelos produtores foi em relação a mudança de talhão. Isso porque, para alterar a coordenada geográfica, seria necessário cancelar a apólice. Nesse ponto, Glaucio Toyama, Head de Agro da Swiss Re, esclareceu que é somente necessário avaliar se essa mudança não trouxe mudança no risco. Isso é mais fácil de avaliar quando é um risco único. Se for nessas condições, a maioria das seguradoras comentou que esse procedimento já está previsto e não precisa cancelar a apólice.

A reunião teve a participação de mais de 60 pessoas e mais de 10 seguradoras.

_______________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN