Notícias | 17 de agosto de 2020 | Fonte: CQCS

Clube dos Seguradores da Bahia faz mais um evento remoto com conteúdo para a evolução do Corretor

Na noite da última sexta-feira, dia 14/08, o Clube dos Seguradores da Bahia, promoveu mais evento remoto. Com as palestras ”apoio ao Corretor de Seguros neste novo momento” de  Emerson Passos, diretor  comercial norte nordeste da Liberty Seguros e ”a capacitação como instrumento de massificação do seguro” de João Paulo Mello, presidente do CSP-MG.
Emerson destacou o que a companhia fez para apoiar os corretores durante a pandemia.”a primeira medida foi proteger os colaboradores que foram colocados em home office. Na área de operações, já tínhamos alguns funcionários nessa modalidade. Não é uma operação simples, mas conseguimos fazer isso até que rapidamente”, afirmou.
Passos também explicou as medidas de segurança que foram adotadas. “Fizemos monitoramento médico para os funcionários que tivessem algum sintoma de covid e flexibilizamos a hora de trabalho, menos a área comercial que tinha que seguir a jornada do cliente”, explicou.
O executivo comentou sobre a queda na venda de veículos e o impacto na carteira de auto. “Foi um cenário que causou apreensão sobre como iríamos reduzir o impacto e buscar a menor queda possível”, disse.
A menor atividade comercial impacta foi no seguro transporte, prestamista e seguros garantia já que as lojas estavam fechadas. “Tínhamos uma série de variáveis que impactaram muito os negócios”, afirmou.
Ele disse que a companhia foi buscar medidas para apoiar o corretor de seguros. “Colocamos como primeiro ponto suporte para o corretor. Tínhamos que dizer que estávamos com ele e sairíamos desse cenário juntos”, destacou. A decisão foi apoiar o corretor no contato com o cliente. “Conseguimos dobrar nossas visitas com os corretores. A dificuldade do distanciamento dificultava, mas o uso de ferramentas tecnológicas facilitou a aproximação. “Conseguimos dobrar nossas visitas”, ressaltou.
Segundo ele, a companhia teve 40 ações para apoiar o corretor. “Todos os nossos produtos que tinham exclusão de pandemia,  passamos a dar cobertura. Fomos uma das primeiras companhias a adotar essa medida. Assim, o corretor não precisava ficar discutindo se tinha cobertura ou não”, revelou. A companhia ainda manteve o valor das renovações.
Ele destacou ainda que a companhia aperfeiçoou a plataforma online. “Não apenas com cursos sobre produtos, mas também com cursos sobre abordagem. Aproveitamos o tempo de pandemia para ofertar mais cursos para o corretor de seguros”, pontuou.
Ele disse que Liberty está entre as companhias que conseguiu crescer no primeiro semestre. “Tivemos crescimento de 4% em auto, 62,1% em residência. Apesar de tudo conseguimos bom desempenho”, revelou.
João Paulo Mello, presidente do CSP-MG, destacou sobre a capacitação como instrumento de massificação do seguro. Ele apresentou alguns dados do mercado. “São 122 seguradoras, 14 entidades previdência complementar, 17 sociedades de capitalização e 55.944 corretores pessoa física e 48.997 corretores pessoa jurídica”, mostrou.
Comparado a outros países ele disse que no Brasil, o seguro tem participação de 6,7% (número de 2019) no PIB. “Há 20 anos era 3%, mas em Taiwan, o seguro tem participação de 2% no PIB, na África do Sul, 13%; Estados Unidos, 11%”, analisou.
Ele disse que o conhecimento é o maior fator de produção e distribuição de riqueza. “O mercado de trabalho exige sempre que estejamos atualizados, é a visão que tenho de quem trabalha com seguros. a saída para sobreviver no mercado é aceitar que ele mudou”, afirmou.
João também comentou um dado de que 19% dos brasileiros têm seguro de vida enquanto em outros países, chega a 32%. “Isso nos leva a crer que seguro é um produto de elite”, afirmou.
Sobre a crítica de alguns que faltaria oferta de produtos, ele discordou e perguntou: “Será que não falta ao corretor falar com o cliente sobre produtos baratos como o seguro funeral?”, questionou.
Ele ressaltou a qualidade dos cursos oferecidos pela Escola de Negócios de Seguros. “São diversos cursos que ajudam na capacitação dos corretores. Temos, no Brasil, uma escola especializada em seguros”, afirmou. Ele destacou ainda diversos cursos oferecidos pelas diversas entidades do setor.
O presidente do Clube dos Seguradores, Fausto Dórea, agradeceu a participação de todos e adiantou que o presidente do CVG-SP, Silas Kasahaya, participará da próxima edição.

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