Notícias | 19 de junho de 2020 | Fonte: CQCS

Ciclic foi a primeira Insurtech a participar do CQCS Innovation Latam; conheça a operação

A Ciclic foi a Insurtech Of The Month da primeira edição do CQCS Innovation Latam, evento promovido pelo CQCS, que aconteceu nesta quinta-feira (18), com o objetivo de reunir os maiores players do mercado de seguros internacional e também manter viva a rede de conexões do CQCS Insurtech & Innovation.

Fundada em 2017, a Ciclic é uma Insurtech criada para oferecer ao cliente uma plataforma de proteção completa, com soluções digitais de seguros, serviços e previdência. Raphael Swierczynski, CEO da operação, destacou, no evento, sobre a plataforma e sua atuação, produtos, aplicativo, parcerias, principais aprendizados e impactos da Covid-19.

“Temos o propósito de proteger as pessoas em todos os ciclos das suas vidas. Para isso, temos que ser fáceis, simples, digitais e confiáveis. O produto de Seguros exige a confiança”, revelou Raphael. “Primeiro ano focamos em previdência, no segundo ano a gente foi acelerando a experimentar outros produtos de seguros, e esse ano a gente já lançou três novos produtos no mercado, um deles é o produto financeiro, que é o crédito pessoal”, iniciou o CEO.

Com a funcionalidade de uma carteira de seguros, o aplicativo da Ciclic permite até que assistências sejam acionadas pela ferramenta. “Temos um aplicativo que funciona como uma carteira de seguros, onde os clientes nos enviam as informações dos seguros deles, das formas mais variadas, pode ser encaminhando o e-mail da apólice, ou tirar a foto da apólice, e nosso sistema vai ler essa apólice, vai trazer as informações, e vamos tê-las na palma da mão”, disse Raphael.

“Inclusive acionando assistências de dentro do app, e mesmo que a apólice não tenha nada a ver com a Ciclic, por exemplo, Seguro Auto que a gente não vende, podemos adicionar a apólice dele ali e acionar assistência. A ideia é a gente entender melhor, cada vez mais, o comportamento do consumidor de seguros no ambiente digital”, revelou o CEO.

Parcerias

Raphael exibiu também, como funcionam as parcerias da Ciclic. “Aqui temos a aquisição de tráfego, produtos, canais de vendas, pós vendas. Seguindo a parte de parcerias, a gente faz parcerias desde corretores pequenos, que não tem site ainda, ou que não tem experiência digital, até os mais estruturados. Dois exemplos são o Guia Bolso, que muita gente conhece, e o A2G Corretora de Seguros, que é uma corretora parceira, e oferece nossos produtos no seu site. Estamos evoluindo bastante com as parcerias”, destacou Raphael.

Principais aprendizados 

Durante a apresentação o executivo mostrou os principais aprendizados em dois anos de seguro no digital. “Os principais aprendizados que eu trouxe para dividir com todos, ao longo desses dois anos de seguro, no digital, são quatro: primeiro, você precisa realmente conhecer o seu cliente, entender a sua audiência, para que você tenha o produto adequado para aquelas pessoas. As pessoas são diferentes, e consomem produtos diferentes. Segundo, não espere o produto estar 100% para você lançar, porque, a chance de você lançar e já perder o “timing” é enorme. E você com certeza não vai sair na melhor versão, porque você teve a chance de lançar ele antes. Terceiro, medir todos os passos da jornada do cliente. Fundamental, você sempre vai achar algumas melhorias, observando o que o cliente está fazendo na plataforma. Por fim, testar o máximo que você puder. Muito importante a cultura de teste dentro da organização”, aconselhou o CEO.

Impactos da Covid-19

No final da palestra, Swierczynski revelou os impactos que a pandemia trouxe para a operação. “Como todo mercado, também tivemos um impacto importante no nosso negócio. Continuamos crescendo, mas o crescimento caiu, o que era esperado. Se formos comparar, conseguimos ver o impacto”, pontuou.

“Tínhamos algumas opções, uma das era desmontar a página de operação, mandar gente embora, aquelas opções mais dolorosas, ou, acelerar para outro lado, e foi a decisão que nós tomamos. Num prazo mais ou menos de 70 dias, antes da Covid chegar, até a gente lançar o segundo produto, já tínhamos feito esse caminho, e colocado nossos produtos no ar. Nosso time, muito comprometido no desenvolvimento interno, conseguiu cumprir esses prazos, e hoje temos dois novos produtos. Um deles, já é o nosso segundo produto interno de performance digital”, revelou Raphael.

“Uma visão de como se comportar nas buscas do Google em alguns termos de Seguros, no primeiro o Seguro viagem, que vemos uma queda gigantesca. O mercado de turismo foi o primeiro a entrar na crise. O seguro Auto teve uma queda grande, mas já mostra uma recuperação importante, o seguro celular teve queda, mas também está se recuperando, e o seguro de vida abre uma oportunidade relevante para todo o mercado. A Covid despertou a preocupação das pessoas”, apontou.

Após a palestra, alguns Corretores tiraram dúvidas e fizeram perguntas para o CEO. Entre as questões respondidas, muitos profissionais do mercado quiseram saber como funcionava a parceria da Ciclic com as Corretoras. “Temos um time de parcerias, uma frente que se chama ‘Ciclic com você’, que é uma parceria mais massificada com menos customização, dependendo do tipo e tamanho do parceiro. Até fazer uma frente customizada para um parceiro que tem um volume maior, e fazemos a customização e integração através de APis, temos parceiros dos dois jeitos”, respondeu.

Para quem deseja saber mais sobre a Ciclic ou cadastrar a Corretora, pode acessar o site www.ciclic.com.br, e a parte do menu “Seja um parceiro”. “Só se cadastrar que faremos o contato”, acrescentou o CEO.

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN