Notícias | 23 de setembro de 2020 | Fonte: CQCS | Alicia Ribeiro

Chuvas no RJ: segurados devem ter cuidado para não agravar o risco e perderem a indenização do seguro

Com o temporal que atingiu o Rio de Janeiro nesta terça-feira (22), alguns prejuízos e transtornos foram causados. De acordo com o G1, desde a madrugada, uma chuva intensa atingiu vários pontos da capital, Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense. Desde 8h15, o município do Rio está em estágio de atenção por causa da chuva.

No início da tarde, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que só na capital, já choveu mais nas últimas 24 horas do que o esperado para todo o mês.

Nesta situação, muitas pessoas tiveram seus bens prejudicados ou mesmo perdidos após o mau tempo, como queda de árvore em carros, água dentro de casa e até mesmo móveis e eletrodomésticos danificados. 

Entretanto, quem tem seguro de automóvel e residencial pode ter ressarcimento de pelo menos parte dos danos. É preciso estar atento para não ter prejuízo desnecessário. No caso do Seguro Auto, de acordo com Dorival Alves, corretor de seguros, advogado e vice-presidente de Marketing da Fenacor, o ressarcimento da seguradora em relação ao patrimônio do consumidor depende mais especificamente da cobertura ajustada na apólice em questão.

“Quando da contratação do seguro automóvel, se o segurado contratou a apólice com a cobertura compreensiva, conhecida popularmente como seguro total, que garante os danos causados por roubo ou furto, colisão, incêndio/explosão acidental bem como os eventos da natureza (chuvas, enchentes, inundações, granizo, queda de barreiras), valendo também para veículos alagados em estacionamentos e garagens. A cobertura compreensiva é a cobertura mais completa, representando mais de 90% das garantias quando da contratação do seguro automóvel. É bom destacar que praticamente 100% dos profissionais corretores de seguros oferecem e negociam com os segurados a contratação desta garantia”, pontuou. “É importante esclarecer também que, após escolher a cobertura básica, digo, a cobertura compreensiva, garantia total, o segurado poderá incluir algumas garantias adicionais, tornando o seguro mais completo. Exemplos: carro reserva, vidros, danos morais, responsabilidade civil, entre outros”, completou Dorival.

“Se o Segurado se deparar com uma enchente, antes de tudo, é preciso manter a calma”, aconselhou o vice-presidente. “O segurado deve analisar a situação, verificando se é possível estacionar o carro em local seguro e aguardar a enchente passar. Se for necessário abandonar o carro, ele deverá fechar totalmente o veículo e procurar abrigo, de modo a preservar sua integridade física. Em seguida, ligar para o seu corretor de seguros ou para a seguradora e informar a situação através dos serviços de Assistência 24 Horas. É bom destacar que os números dos telefones estão disponíveis nas apólices, nos cartões de assistências ou cartão do próprio corretor de seguros. Após o comunicado, o serviço de assistência da seguradora deverá rebocar o veículo segurado para local seguro”, disse.

A sugestão é que o motorista do veículo segurado deve evitar o agravamento intencional do risco. “As seguradoras valorizam a vida dos seus segurados. Entendendo que, se para resguardar a vida for necessário abandonar o local da enchente, essa atitude tomada pelo segurado não deverá gerar a perda da cobertura”, acrescentou.

Dorival aconselhou que, após a enchente, o segurado ligue para o seu corretor ou para a central de atendimento da seguradora, detalhando o ocorrido e seguir as instruções dos atendentes que todas providências serão tomadas.

Foto: Cléber Mendes/Estadão Conteúdo

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN