Notícias | 10 de fevereiro de 2020 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Chuvas em SP: Cuidado para não perder sua indenização do seguro auto

A cidade de São Paulo amanheceu praticamente debaixo d’água nesta segunda, 10. Uma forte chuva atinge a capital paulista e, de acordo com o G1, as marginais Tietê e Pinheiros têm trechos intransitáveis e a circulação dos transportes públicos está com difícil acesso. Diante dessa situação de caos e alagamento, o segurado deve ficar atento para não perder sua indenização.

Os estragos das inundações são cobertos, por exemplo, quando não há agravamento de risco. Para ajudar a esclarecer os interessados, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) explicou alguns pontos relevantes sobre o assunto (Acesse a matéria completa aqui).

“Caso a seguradora comprove que o motorista se arriscou diante de vias alagadas e o dano do automóvel for maior que o esperado por insistir em passar na enchente, há risco de perda parcial ou total da cobertura”

Além disso, a FenSeg também aconselha o segurado a procurar sempre tomar conhecimento das ruas e regiões com maior incidência de alagamentos e mude sua rota para não passar por elas, também orienta o motorista a procurar acessar uma via próxima, sem avançar mais ainda na via alagada, caso o nível de água esteja abaixo da metade da roda. Como não é possível observar o caminho em que está dirigindo, fica impossível saber os obstáculos à sua frente (buracos, pedaços de madeira etc).

Segundo o que Emerson Feliciano, gerente sênior de pesquisa e desenvolvimento do Cesvi Brasil, informou ao site O Tempo, além de correr o risco de perder a cobertura do seguro, o motorista que atravessa uma via alagada expõe o veículo à pane geral.
Em outra ocasião, Dorival Alves, vice-presidente da Fenacor, já alertou sobre essa situação. O executivo, por exemplo, afirma que o segurado precisa comunicar imediatamente ao seu corretor de seguros ou à companhia seguradora caso haja alagamento, por exemplo. Alves alerta para o segurado “não fazer a remoção do veículo por conta própria do local, porque a seguradora pode alegar que houve agravamento de risco. Limpar o veículo sujo de lama também pode fazer o condutor ter seu seguro negado”

Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

________________________________________________________________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN