Certificação de intermediários: Susep conclui consulta pública

16/03/2020 / FONTE: CQCS

susep-2-e1574426072665

Nesta sexta-feira (13 de março) foi o último dia de duas importantes consultas realizadas pela Susep sobre questões normativas de interesse direto do corretor de seguros, ambas tendo como bases minutas de futuras resoluções do CNSP.

A primeira delas irá regulamentar a certificação técnica de intermediários de produtos de seguros, de capitalização ou de previdência complementar aberta.

A outra dispõe sobre as entidades certificadoras de reconhecida capacidade técnica que serão admitidas para certificação técnica dos intermediários.

Como o CQCS noticiou, a certificação será realizada por instituições de reconhecida capacidade técnica e deverá ser renovada no máximo a cada cinco anos.

Na hipótese de intermediação realizada por corretor de seguros, a certificação poderá ser comprovada por meio de associação a entidade autorreguladora do mercado de corretagem, devidamente credenciada na Susep.

As seguradoras, sociedades de capitalização e as entidades abertas de previdência complementar deverão exigir diretamente dos intermediários de seus produtos a comprovação de cumprimento dos requisitos previstos na nova resolução.

As empresas do setor não poderão comercializar seus produtos por meio de intermediários que não detenham residência fixa no país; mantenham relação de emprego ou direção com empresas do setor; tenham sido condenados, nos cinco anos anteriores à data da atuação como intermediário; o que não atendam às exigências de certificação técnica previstas.

Já as pessoas jurídicas deverão indicar responsável técnico ­profissional, o qual deverá atender os requisitos previstos nesta resolução.

_____________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Tags: ,

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: