Notícias | 10 de junho de 2021 | Fonte: CQCS

CEOs destacam mercado promissor e Corretores devem explorar

A pandemia criou, indiretamente, um promissor mercado no ramo de transportes, que pode ser explorado pelas seguradoras e Corretores de Seguros. Em síntese, essa foi a avaliação feita, nesta terça-feira (08 de junho), pelo CEO da HDI Seguros, Murilo Riedel, ao participar, ao lado da CEO da AXA no Brasil, Erika Médici, do painel “Encontro de CEOs: Mercado, Iniciativas e Perspectivas”, no segundo dia da Fetransporte Brasil Conference, evento realizado pela Fetransporte Brasil e a Educa Seguros.  Segundo Riedel, o mercado tradicional de transportes foi afetado por falta de mercadorias e ficou evidente que uma nova forma de distribuição iria aparecer e crescer. “A gente tem visto contas pequenas virarem grandes contas com a pandemia, no ramo de transportes”, comentou.

Ele disse ainda que o mercado de pequenas entregas das redes varejistas cresceu muito, compensando o fato de as lojas físicas estarem vazias. Assim, o faturamento não caiu como a frequência das pessoas nas lojas. “Esse mercado é o que mais cresce no setor de transportes. Este ano pode ser 25% maior. É um mercado aquecidíssimo. Essa adaptação à questão das entregas será o novo grande mercado do setor de transportes”, assegurou.

Já a CEO da AXA citou pesquisas que indicam que o comércio eletrônico cresce 21% este ano comparado a 2020, que já foi significativo. “Houve aumento da contratação do seguro e isso tem a ver com o ecommerce”, comentou Erika Médici.

Ela acrescentou ainda que o ramo de transportes é um dos principais focos de atuação da AXA. “Nos dedicamos muito a inovações e novas soluções. Vejo crescimento significativo nos próximos anos”, frisou.

Nesse contexto, destacou que a AXA “conta muito” com os Corretores de Seguros no novo cenário. “Temos soluções para todos os tamanhos de Corretores. Podem crescer com a gente, experimentando novas soluções”, asseverou.

RESULTADOS. 

Ambos demonstraram bastante otimismo quanto ao potencial do mercado de seguros nos próximos anos, inclusive em decorrência da rápida adaptação ao cenário criado pela pandemia e pelos resultados que vêm sendo obtidos.

Riedel chegou a afirmar que o mercado “funcionou melhor do que funcionava antes, por causa das novas ferramentas utilizadas”.

Ele lembrou que, em poucas semanas, o mercado implementou a digitalização e robotização de processos e teve “grata surpresa” com o resultado obtido em tempo recorde. “Em questão de dias, o mercado inteiro se colocou de forma remota e digital, inclusive os Corretores de Seguros. E ninguém foi prejudicado. Pelo contrário, conseguimos por em prática as melhorias planejadas”, salientou.

Riedel asseverou também que, hoje, o mercado está muito bem equipado e sólido e nunca esteve tão “maduro, preparado e regulamentado”.

Por sua vez, Erika Médici afirmou que, dentro do cenário de crise, a sociedade reviu a importância do seguro, que globalmente se expandiu e contribuiu para trazer mais tranquilidade e equilíbrio. “Reforçamos nossa rede de proteção. A relevância do mercado ficou mais clara. O momento é duro, mas o mercado de seguros ganhou relevância muito maior”, comentou.

Nesse contexto, a AXA investiu em ferramentas que trouxeram, por exemplo, “uma mudança interessante na liquidação de sinistros”, com mais agilidade e simplificação. No caso de sinistros envolvendo valores menores, esse novo processo permitiu o pagamento da indenização em até cinco dias. “A documentação reduzida, alinhada com esse tipo de sinistro, trouxe um processo ágil e simples, modelo que acabou casando com o momento e a demanda atual”, frisou.

Um comentário

  1. ROBERTO F. G.

    10 de junho de 2021 às 10:26

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