Notícias | 3 de agosto de 2022 | Fonte: Seguro Nova Digital

“Cenário de resseguros é um dos mais complexos das últimas duas décadas”, afirma executivo da Alper

Em setembro do ano passado, a Alper Consultoria em Seguros adquiriu a corretora de resseguros do C6 Bank. A movimentação deu origem à Alper Re e o início de uma importante caminhada da companhia no setor de resseguros. Pouco menos de um ano se passou e a empresa já apresenta expertise no segmento, entendendo as dores dos clientes e levando soluções compatíveis à necessidade deles.

Na linha de frente nessa área, Alexander Ferreira, Diretor de Resseguros da Alper Re, assumiu o posto para desenvolver estratégias capazes de posicionar a companhia entre as principais corretoras de resseguros do país.

Seguro Nova Digital – Segundo dados da SES, da Susep, somente nos primeiros quatro meses deste ano o mercado de resseguros teve uma movimentação de prêmios estimada em quase R$ 4,5 bi. Como a companhia enxerga o atual cenário desse mercado?

Alexander Ferreira – Estamos vivendo um momento de grandes desafios, diante de uma falta de apetite de exposição a riscos, temos o custo de oportunidade (de capital) muito elevado o que incentiva movimentos conservadores por parte de investidores gerando menor volume de recursos disponível e instabilidade geopolítica em importantes áreas com consequências práticas em nossa rotina diária. Além disso, os contratos de seguros estão cada vez mais restritos e há um ajuste de apetite para determinadas atividades e escassez de opções. Esse movimento pressiona as taxas e prêmios para cima, então o papel do broker é encontrar espaço neste cenário, talvez o mais complexo das últimas duas décadas.

S.N.D – Os setores de seguros e resseguros estão interligados, embora o público-alvo seja diferente. No seu ponto de vista, o desenvolvimento do mercado ressegurador também depende do crescimento do segmento de seguros no país?

A.F – Não há como descolar o seguro do resseguro. O resseguro é um tipo de operação de seguro, embora possa ter uma maior complexidade e diversas estruturas e modalidades. Ou seja, o resseguro é a base do seguro e não o topo como a maioria imagina. O resseguro está em tudo que vemos, no seguro de vida, auto, residencial, na saúde e virtualmente em quase tudo na forma de contratos automáticos. Um ponto muito importante nesta cadeia é que o broker de resseguros (e qualquer resseguro contratado) visa atender as necessidades de uma seguradora que cede em parte ou no todo o risco a um ressegurador.

Sendo assim, se o mercado de seguros cresce, o de resseguros acompanha o movimento, assim como o inverso. Idealmente, sempre que exista uma operação de resseguro haverá uma operação de seguros correspondente. Quando uma seguradora tem restrições de apetite, guidelines, capacidade e etc., ela gera uma oportunidade de resseguro facultativo para preencher esta lacuna.

S.N.D – De que maneira a Alper entende a importância do broker de resseguros no desenvolvimento desse setor aqui no Brasil?

A.F – Estamos atentos e seguimos investindo no segmento que é novidade por aqui. Até outubro de 2021 não havia esta divisão na companhia, mas com o forte crescimento que o grupo vem realizando, não era mais possível ficar de fora deste mercado e, entramos fortemente com a aquisição da Corretora de Resseguros do C6 e trazendo profissionais qualificados e com ampla experiência no segmento para atender as demandas de nossos clientes. 

Com isso, a Alper passou a otimizar suas operações, buscando uma solução integrada para nossos clientes e também trazendo novos parceiros de negócios através do braço de resseguros.

S.N.D – No segundo semestre do ano passado, a Alper adquiriu a divisão de resseguros do C6 Bank, lançando, assim, a Alper RE. Nesse período, como a companhia se estruturou para começar a operar com esse braço de resseguros?

A.F – Claro que desembarcar numa empresa em crescimento acelerado, que nunca teve uma operação de resseguros cria algumas barreiras, mas a Alper é uma empresa muito dinâmica e rapidamente se adaptou para utilizar os serviços de resseguros. Continuamos investindo em pessoas no aprimoramento de nossos sistemas de CRM, Emissões, Sinistros e Financeiro, que são ferramentas para otimizar nosso tempo e nos permitem focar nos negócios de maneira mais efetiva. 

Além disso, continuamos independentes para trabalhar com outros parceiros e temos este espaço respeitado de maneira inquestionável internamente, é parte de nossa estratégia manter relações com corretores independentes que são parceiros e nos geram negócios onde a Alper não teria esta chance.

S.N.D – Quais mudanças no setor de resseguros você poderia destacar desde o período dessa aquisição?

A.F – Não diria que é uma mudança, está muito mais para atualização de um movimento que já ocorria antes da pandemia e que se agravou de lá pra cá. Vivemos num momento Hard Market, que significa que as taxas e prêmios estão subindo e o tão desejado desconto em nossas renovações estão cada vez mais distantes dessa realidade de mercado.

S.N.D – As insurtechs estão ganhando capilaridade no mercado. Como a Alper analisa esses possíveis novos clientes?

A.F – Pela experiência que tivemos com alguns seguradores que estavam no Sandbox (SUSEP), a tendência é terem uma estrutura muito enxuta e a crença de que eles podem realizar um bom trabalho independente na colocação de seus contratos de resseguros, o que pode muito bem ocorrer, mas o volume de trabalho e complexidade de estruturação de seus programas crescem proporcionalmente junto com eles (a companhia).

Então, em algum momento, devem optar por contratar serviços de corretores de resseguros para que possam se dedicar ao seu core business e extrair o que há de melhor no mercado. Essencialmente, numa Insurtech, devido ao volume de prêmio e de negócios, ainda mais com sua capacidade tecnologia e de tratamento de dados, até pode fazer sentido iniciar esse voo solo, mas depois de um determinado tamanho, torna-se inevitável contratar um broker de resseguro para buscar as melhores opções de proteção para suas operações.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN